[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vou receber ou pagar IRS? Há uma nova ferramenta para simular este cenário

A incerteza de não saber se vai ser necessário ou não pagar IRS pode ser desconcertante. A pensar nisso a Coverflex criou um simulador de IRS gratuito, que promete uma previsão mais adequada sobre qual será o cenário de cada contribuinte. Com a entrega do IRS a começar em abril, esta ferramenta está agora disponível para calcular o imposto a pagar ou a receber este ano, relativamente aos rendimentos de 2023.

Inês Odila, Country Manager Portugal da Coverflex, explica que o objetivo principal deste simulador será, como em tudo o que fazemos, descomplicar”. Além disso, diz que “da compensação às finanças, queremos que as pessoas possam saber exatamente com o que contar e, por isso, adicionámos características que permitem obter uma previsão cada vez mais certeira. Esta ferramenta promete clarificar o processo que deverá ser feito no Portal das Finanças em abril”.

Mas como é que se usa esta ferramenta? Segundo os seus criadores, o processo é muito simples. Basta apenas inserir as suas informações pessoais básicas – como o estado civil e a idade -, detalhar os rendimentos auferidos em 2023 e obter, no Portal das Finanças, as deduções à coleta aplicáveis relativamente ao ano anterior. O simulador faz o resto e estima se haverá lugar a pagamento ou reembolso de IRS, e em que valor.

Esta nova ferramenta dedicada ao IRS vem juntar-se ao simulador de salário líquido, que também foi desenvolvido pela start-up portuguesa para permitir antecipar cenários e contribuir para uma tomada de decisão financeira mais informada e consciente.

Não se esqueça: a entrega da declaração de IRS começa a 1 de abril e termina a 30 de junho.

Veja mais em Sociedade

PUB