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    Chips de Pastinaca com Molho de Ervas Vegan


    Ingredientes:
    2 pastinacas | 3 colheres de sopa de azeite | 1 colher de café de gengibre em pó | 1 colher de café de sal marinho | ½ colher de café de pimenta preta do moinho | 1 colher de café de paprika
    Para o molho:
    ½ chávena de cajus crus, demolhados durante 1 hora) | Sumo de ½ limão | 1 dente de alho pequeno | 1 colher de café de sal marinho | 1 colher de sopa de azeite | 2 colheres de sopa de coentros | 1 colher de sopa de hortelã | 3 colheres de sopa de água (ou a gosto)
    Preparação:
    Pré-aqueça o forno a 190º. Com o descascador, corte “fitas” de pastinaca e disponha num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Passe-lhes um pouco de azeite. Numa tacinha, misture o gengibre, o sal, a pimenta e a paprika. Polvilhe esta mistura na pastinaca e leva ao forno até ficar dourada e crocante.
    Entretanto prepare o molho, triturando todos os ingredientes até obter uma pasta cremosa. Retifique os temperos, adicionando mais sumo de limão ou de sal, se for preciso. Sirva as chips e o creme de cajus e ervas para molhar.

    Noodles com Mexilhões e Leite de Coco


    Ingredientes:
    1 colher de chá de leite de coco | 1 cebola roxa, em gomos | 2 cm gengibre, descascado inteiro | 6 tomates cereja, em quartos | 400 ml leite de coco | 400 ml água fresca | 1 colher de chá de sal marinho | 200 gr noodles (usei de espelta) | 500 gr mexilhões (usei congelados com casca) | 1/2 lima, sumo | 1 punhado de rúcula | 4 tomates cereja, em quartos | Coentros, a gosto (usei rebentos)
    Preparação:
    Comece por saltear a cebola e o gengibre no óleo de coco. Adicione o tomate e deixe cozinhar até ficar translúcido. Junte o leite de coco e a água e espere que levante fervura. Adicione os noodles e deixe que comecem a cozer. Quando já estiverem moles mas ainda não cozidos, coloque os mexilhões e tape, deixando cozinhar cerca de 5 minutos.
    Envola tudo e incorpore a rúcula e o restante tomate cereja. Sirva em taças fundas e termine com sumo de lima e alguns coentros.

    Brownie com Framboesas


    Ingredientes:
    2 ovos | 1/2 chávena de leite de amêndoas (ou outro) | 60 gr chocolate preto (mín. 70%) derretido | 1 chávena de farinha de amêndoa | 1/2 chávena de açúcar de coco | 1/4 chávena de cacau cru em pó | 1 colher de café de fermento em pó | 2 colheres de sopa de pepitas de cacau cru | 100 gr framboesas (frescas ou congeladas)
    Preparação:
    Pré-aqueça o forno a 180ºc e prepare uma forma (aprox. 20x30) com papel vegetal. Numa taça, bata os ovos com o leite de amêndoas e o chocolate derretido. Noutra taça, misture todos os secos: a farinha de amêndoa, o açúcar de coco, o cacau em pó, o fermento e as pepitas de cacau. Envolva estes ingredientes à mistura de ovos em duas vezes, mexendo bem até não haver grumos. Adicione gentilmente as framboesas e incorpore-as apenas o suficiente para que fiquem misturadas mas não desfeitas. Coloque a massa no forma e leve ao forno por 20/25 minutos ou até espetar um palito e este sair limpo. Espere que arrefeça um pouco para cortar em quadrados.

    • Chips de Pastinaca com Molho de Ervas Vegan


      Ingredientes:
      2 pastinacas | 3 colheres de sopa de azeite | 1 colher de café de gengibre em pó | 1 colher de café de sal marinho | ½ colher de café de pimenta preta do moinho | 1 colher de café de paprika
      Para o molho:
      ½ chávena de cajus crus, demolhados durante 1 hora) | Sumo de ½ limão | 1 dente de alho pequeno | 1 colher de café de sal marinho | 1 colher de sopa de azeite | 2 colheres de sopa de coentros | 1 colher de sopa de hortelã | 3 colheres de sopa de água (ou a gosto)
      Preparação:
      Pré-aqueça o forno a 190º. Com o descascador, corte “fitas” de pastinaca e disponha num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Passe-lhes um pouco de azeite. Numa tacinha, misture o gengibre, o sal, a pimenta e a paprika. Polvilhe esta mistura na pastinaca e leva ao forno até ficar dourada e crocante.
      Entretanto prepare o molho, triturando todos os ingredientes até obter uma pasta cremosa. Retifique os temperos, adicionando mais sumo de limão ou de sal, se for preciso. Sirva as chips e o creme de cajus e ervas para molhar.

       

    • Noodles com Mexilhões e Leite de Coco


      Ingredientes:
      1 colher de chá de leite de coco | 1 cebola roxa, em gomos | 2 cm gengibre, descascado inteiro | 6 tomates cereja, em quartos | 400 ml leite de coco | 400 ml água fresca | 1 colher de chá de sal marinho | 200 gr noodles (usei de espelta) | 500 gr mexilhões (usei congelados com casca) | 1/2 lima, sumo | 1 punhado de rúcula | 4 tomates cereja, em quartos | Coentros, a gosto (usei rebentos)
      Preparação:
      Comece por saltear a cebola e o gengibre no óleo de coco. Adicione o tomate e deixe cozinhar até ficar translúcido. Junte o leite de coco e a água e espere que levante fervura. Adicione os noodles e deixe que comecem a cozer. Quando já estiverem moles mas ainda não cozidos, coloque os mexilhões e tape, deixando cozinhar cerca de 5 minutos.
      Envola tudo e incorpore a rúcula e o restante tomate cereja. Sirva em taças fundas e termine com sumo de lima e alguns coentros.

       

    • Brownie com Framboesas


      Ingredientes:
      2 ovos | 1/2 chávena de leite de amêndoas (ou outro) | 60 gr chocolate preto (mín. 70%) derretido | 1 chávena de farinha de amêndoa | 1/2 chávena de açúcar de coco | 1/4 chávena de cacau cru em pó | 1 colher de café de fermento em pó | 2 colheres de sopa de pepitas de cacau cru | 100 gr framboesas (frescas ou congeladas)
      Preparação:
      Pré-aqueça o forno a 180ºc e prepare uma forma (aprox. 20x30) com papel vegetal. Numa taça, bata os ovos com o leite de amêndoas e o chocolate derretido. Noutra taça, misture todos os secos: a farinha de amêndoa, o açúcar de coco, o cacau em pó, o fermento e as pepitas de cacau. Envolva estes ingredientes à mistura de ovos em duas vezes, mexendo bem até não haver grumos. Adicione gentilmente as framboesas e incorpore-as apenas o suficiente para que fiquem misturadas mas não desfeitas. Coloque a massa no forma e leve ao forno por 20/25 minutos ou até espetar um palito e este sair limpo. Espere que arrefeça um pouco para cortar em quadrados.

       

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    Menu do amor caseiro

    Uma ementa completa, rápida de confecionar, para quem prefere celebrar o Dia dos Namorados com um jantar privado, em casa.

    Já lhe propusemos sugestões de restaurantes afrodisíacos para ir jantar fora, mas se o plano é impressionar o namorado/marido com um menu caseiro, então as sugestões a ler devem ser estas.

    Para selecionar a ementa - com entrada, prato principal e sobremesa, pedimos ajuda a Joana Limão, autora do livro ‘Brunch’ e do site Lemonaid, que nos propôs três receitas onde o amor casa mesmo bem com o sabor.

    Mas não se assuste já, que a ideia é não passar demasiado tempo dedicada aos tachos. Estes pratos são rápidos de confecionar e incluem ingredientes saudáveis, combinando, ao mesmo tempo, sabores quentes e frescos, do mar, num menu onde não poderiam faltar o chocolate e os frutos vermelhos.

    Para partilhar (tal como o presente) e degustar com paixão!

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