[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

À mesa n’A Última Ceia

O desafio para os chefs era este: recriar a ementa da Última Ceia de acordo com o seu estilo e a sua visão pessoal. O convite? Por parte do Canal História, pela terceira vez.

Os chefs desafiados nesta 3.ª edição da iniciativa ‘A Última Ceia’ são Kiko Martins, Miguel de Castro e Pedro Almeida. Para provar e comentar esta recriação da ceia mais famosa da História, está o gastrónomo Duarte Calvão.

Cada chef imaginou a ceia à sua maneira e transformou-a num prato que estará disponível durante a Semana Santa. Hoje, dia 27, às 21h55, poderá acompanhar, em exclusivo no Canal História, todo o processo (e o resultado final!) no programa ‘A Última Ceia’.

Vai poder encontrar a recriação do chef Kiko Martins no seu restaurante O Talho, em São Sebastião da Pedreira, em Lisboa. A base escolhida? Cabrito. O chef optou por usar os mesmo ingredientes utilizados na última ceia de Jesus Cristo – pão, ervas amargas, frutos secos… –, introduzindo a batata como forma de representar Portugal (a qual só foi inserida na cozinha europeia bem mais tarde). Como pode ver no vídeo, tudo foi encenado para ser o mais fiel possível aos costumes da época, como por exemplo, comer com as mãos.

Mas não se assuste! Claro que o chef teve de fazer uma adaptação do prato para as mesas d’O Talho. O cabrito chega em três macias rodelas sem osso, a batata parece “carbonizada” com uma pasta de azeitona, o pão surge misturado com os frutos secos num estruturado puré, e o molho de beterraba simboliza o sangue. Tudo delicioso!

O chef Miguel de Castro e Silva terá o menu especial ‘Última Ceia’ disponível no restaurante De Castro, no Príncipe Real, em Lisboa. É composto por quatro pratos: o primeiro, patanisca de nada com enguia fumada, alfaces, molho de mostarda e mel, a simbolizar o pão; o segundo, truta com laranja e funcho, inspirado também no quadro de Da Vinci; depois, codorniz recheada com passas e pinhão; e, por último, uma sericaia com chutney de figo, passas, gengibre e sorvete de uva, cozinhada em prato de barro e com muita canela, uma das especiarias da época.

O chef Pedro Almeida criou três pratos que poderá degustar no restaurante Midori, na Penha Longa, em Sintra. Pão e ervas amargas são alguns dos ingredientes base, aos quais o chef juntou outros típicos da cultura japonesa. O primeiro prato é composto por chawamushi com unagi, crocante de cevada e ervas amargas, acompanhado por um pudim cremoso de ovo fumado com enguia grelhada com teriyaki e crocante de aveia. O segundo, yakimono de pombo e miso, com grão de bico e yuzu guarnecido com peito de pombo no teppan, com miso e kinuta de raiz de lótus e puré de grão com yuzu. Para sobremesa, bolo de umeboshi e alperce, com puré de maçã e sorbet de sake e uva.

Um passeio pela História e pela gastronomia, através da visão e da criatividade de três chefs inovadores.

Detalhes:

Os menus estão disponíveis de 27 de março a 6 de abril

O Talho (só almoços)

Rua Carlos Testa, 1 B, Lisboa

Tel. 213 154 105

De Castro

Rua Marcos Portugal, 1, Príncipe Real, Lisboa

Tel. 215 903 077

Midori, Penha Longa,

Estrada da Lagoa Azul, Linhó, Sintra.

Tel. 219 249 094

Veja mais em Lifestyle

PUB