[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Como prevenir o parto prematuro?

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Prematuridade, deixamos às futuras mães alguns conselhos práticos para a prevenção de um parto prematuro, sugeridos pela Bebé Vida, um banco de tecidos e células 100% português.

Ir ao médico regularmente

É muito importante não faltar às consultas pré-natal, na quais o médico poderá observá-la e pedir exames necessários para garantir que a gravidez está a correr bem.

Evitar comportamentos de risco

Nunca é de mais salientar que as grávidas devem evitar hábitos prejudiciais à sua saúde e à do futuro bebé, como a ingestão de álcool e tabaco. Devem evitar-se ambientes com fumo, para não correrem o risco de inalar o fumo de forma passiva.

Stress

O stress acumulado pode prejudicar a saúde das grávidas. Por isso, deve evitar passar por situações de grande stress durante o período de gestação.

Beber muita água e usar creme hidratante

É fundamental que, durante a gestação, as mulheres se mantenham bem hidratadas, devendo beber 1,5 a 2 litros de água por dia. Um truque é observar a cor da urina: se ela for amarelo-pálido, é sinal de que está a beber água em quantidade suficiente. As mudanças hormonais também provocam a desidratação geral da pele. Por isso, deve aumentar o uso do creme hidratante no corpo e na cara.

Alimentação

As futuras mamãs devem procurar seguir uma alimentação saudável, incluindo os vários nutrientes existentes na roda dos alimentos, para que seja o mais completa, variada e equilibrada possível. Caso seja necessário, deve consultar um nutricionista ou falar com o médio obstetra que a acompanha, para este recomendar uma dieta especial.

Imagem de destaque: StockExchange.

Veja mais em Sociedade

PUB