[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

4 séries para celebrar o Dia Internacional da Língua Materna

Proclamado em 1999 pela UNESCO, o Dia Internacional da Língua Materna, que se celebra hoje, visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas no mundo.

Como amantes da nossa língua portuguesa, decidimos trazer-lhe quatro séries portuguesas para ver e rever.

Glória

(c) IMDb

(c) IMDb

Glória, a primeira série portuguesa a chegar à Netflix, celebra não só a língua como parte da história de Portugal. A série, que decorre em Glória do Ribatejo, em 1968, conta a história de João Vidal, engenheiro na Rádio Europa Livre, que joga em todas as frentes da Guerra Fria em Portugal. Este thriller de espionagem e ação, foi criado e escrito por Pedro Lopes, produzido pela SPi e a RTP e realizado por Tiago Guedes.

Até Que a Vida Nos Separe

(c) IMDb

(c) IMDb

Esta comédia dramática criada e escrita por Hugo Gonçalves, João Tordo e Tiago Santos e produzida pela Coyote Vadio, é a segunda série portuguesa a ser comprada pela Netflix. Até Que a Vida Nos Separe estreou inicialmente na RTP, em fevereiro do ano passado.

A série gira em torno da família Paixão, que organiza casamentos. Contudo, nem tudo corre bem. Para além do negócio, para os pais da família, Vanessa e Daniel, o amor parece ter terminado. Já os avós, Luísa e Joaquim, são inseparáveis e donos de um amor sem igual. Quanto aos mais novos, Rita e Marco, cada um tem uma perspetiva própria do amor.

Causa Própria

(c) IMDb

(c) IMDb

Com Margarida Vila-Nova e Nuno Lopes nos papéis principais, Causa Própria é uma série em 7 episódios, criada por Edgar Medina e Rui Cardoso Martins, realizada por João Nuno Pinto e produzida pela Arquipélago Filmes. Este drama judicial segue uma juíza de uma pequena cidade que enfrenta um difícil dilema quando um estudante aparece morto num jardim local.

3 Mulheres

(c) IMDb

(c) IMDb

Baseada em factos reais, 3 Mulheres segue a vida da poeta Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa. Três mulheres que tiveram papéis importantes durante a queda do Estado Novo. A série foi criada por Fátima Ribeiro e Luís Alvarães e produzida pela David & Golias.

Veja mais em Cinema

PUB