[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A 29k FJN tem três cursos dedicados à saúde e bem-estar dos jovens

Há um declínio preocupante do bem-estar e da saúde mental dos mais jovens, acentuado nos últimos anos. Dados da Organização Mundial da Saúde demonstram que, a nível mundial, a prevalência de jovens com doença mental é de cerca de 20% e continua a crescer. Atualmente, estima-se que 1 em cada 7 jovens (entre os 10 e os 19 anos) tem problemas de saúde mental e que o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens dos 15 aos 29 anos.

Para fazer face a esta situação, acelerada com a pandemia e agora com um cenário de guerra na Europa, a aplicação portuguesa 29k FJN da Fundação José Neves, que conta já com mais de 25 mil utilizadores registados, acaba de lançar ferramentas para ajudar jovens dos 15 aos 20 anos a lidarem com as adversidades e o stress, e a melhorarem o seu bem-estar e saúde mental.

Pedro Morgado, Vice-Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho e coordenador científico da aplicação 29k FJN, realça que “a adolescência é uma fase de transformação das nossas emoções, em que muitas vezes experienciamos períodos de sofrimento e em que existe o risco de podermos desenvolver problemas de saúde mental. Acreditamos que através do desenvolvimento pessoal podemos promover um melhor bem-estar e uma melhor saúde mental. A aplicação 29k FJN desenvolveu cursos dedicados aos jovens dos 15 aos 20 anos porque acreditamos que se promovermos a saúde mental e o desenvolvimento pessoal nesta faixa etária podemos verdadeiramente construir um futuro mais saudável e um futuro mais feliz”.

Três curso

Três cursos disponíveis na aplicação para ajudar os jovens a lidarem com as adversidades e o stress, e a melhorarem o seu bem-estar e saúde mental.

Estas ferramentas estão disponíveis através de três cursos: ’Lidar com o stress’, ’Construir relações’ e ’Sê teu amigo’.

Estes cursos têm como embaixadores vários jovens portugueses, entre os quais a cantora Nenny, o bailarino António Casalinho, a finalista do The Voice Portugal Rita Rocha, e Zicky Té, o melhor jogador jovem de futsal do mundo, que reconhece que “o corpo pode estar a 100% mas se a cabeça não estiver, nada funciona. O ser humano tem mais tendência para dar valor ao negativo. É preciso reconhecer o problema e reconhecer que precisamos de ajuda. Reconhecer que as outras pessoas podem ajudar-nos.”

Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, destaca a aposta da app 29k FJN nos jovens como “mais um passo importante para que o programa de desenvolvimento pessoal da FJN possa chegar a todos os portugueses. Existe um problema de saúde mental nas faixas etárias mais jovens que não pode ser ignorado. A juventude é uma fase desafiante, na qual as mudanças físicas, emocionais e sociais tornam os jovens particularmente vulneráveis ao desenvolvimento de problemas de saúde mental. A app 29k FJN é uma ferramenta que os pode ajudar a lidar com os seus problemas e frustrações. Está comprovado que quando bem utilizada pode gerar um impacto duradouro e muito positivo.”

A app 29k FJN é gratuita, está disponível para iOS e Android, e pode ser descarregada em joseneves.org/pt/29-k-fjn-jovens.

Veja mais em Sociedade

PUB