[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A palavra do ano 2016 é…

‘Geringonça’ conquistou o maior número de votos na iniciativa promovida pela Porto Editora.

Eram 10 as candidatas a Palavra do Ano e a votação chegou ao fim no último dia de 2016. ‘Geringonça’ foi a grande vencedora, eleita pelos portugueses que votaram nesta que é uma iniciativa da Porto Editora.

O vocábulo ganhou um novo significado o ano passado, tendo sido usada por Vasco Pulido Valente e Paulo Portas para se referirem à coligação parlamentar de esquerda que apoia o atual governo.

Afinal ‘campeão’, uma das candidatas a Palavra do Ano, não venceu. ‘Geringonça’ angariou 35% dos votos dos 25 mil portugueses que participaram no ranking anual da editora, e ‘campeão’ apenas 29%, de acordo com o jornal Público.

‘Brexit’ (8%), ‘parentalidade’ (6%), ‘presidente’ (6%), ‘turismo’ (4%), ‘racismo’ (4%), ‘humanista’ (4%), ‘empoderamento’ (3%) e ‘microcefalia’ (1%) completaram a lista.

A Palavra do Ano tem como objetivo “sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa” e a lista de propostas “é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses”, lê-se no site da iniciativa.

Em 2015 a Palavra do Ano foi ‘refugiado’.

Veja mais em Sociedade

PUB