As Chicas Poderosas vão reunir-se em Portugal e todas as mulheres estão convidadas a juntarem-se a elas. O projeto de empoderamento feminino, fundado pela designer portuguesa Mariana Santos, já passou por vários países da América Latina e chega agora a território luso para um encontro gratuito, de 5 a 8 de outubro.
Foi em 2013 que Mariana criou a rede Chicas Poderosas, quando estava a trabalhar na Costa Rita. A ideia nasceu porque a designer não se conformou com uma realidade que foi encontrando ao longo da sua carreira: a falta de mulheres no mundo da tecnologia e a escassa presença feminina em cargos de chefia.
“Há aquela história da HP que pôs um anuncio para um emprego, com, imagine, 10 pontos necessários para alguém se candidatar ao lugar. Um homem (em geral), vê o anúncio, interessa-lhe mas, desses 10 pontos, ele é bom em 5 ou 6 e, nos restantes, nem tanto. Ele vai, candidata-se e pensa: ‘quando chegar lá, logo aprendo o que me falta’. Em geral, a mulher vê que talvez lhe faltem 3 ou 4 pontos e pensa: ‘não me vou candidatar pois não estou 100% preparada para este lugar…’. Ora, quando começamos um trabalho novo, há sempre aquele ‘gap’ de adaptação. Para os homens, essa brecha é menos intimidante do que para as mulheres”, explica Mariana à LuxWOMAN, numa entrevista via WhatsApp.
No jornalismo, a grande maioria são mulheres, sendo esta uma realidade transversal em todo o mundo ocidental. Nos departamentos de tecnologia e nos cargos de chefia, são os homens que reinam. De acordo com a mentora do Chicas Poderosas, “as vozes femininas acabam por não ter tanto poder” e uma das razões é porque, “nós mulheres, em geral, não arriscamos tanto como os homens, não nos atiramos para ‘fora de pé’ tantas vezes”.
Há um chip que deve ser mudado, não só na América Latina mas também em Portugal, para criar novos líderes na área dos media digitais, e não só. E a ideia é consegui-lo #MiudaaMiuda, um pouco por todo o mundo. É nisso que acreditam as Chicas Poderosas, que contam hoje com 11 comunidades locais, numa rede que envolve mais de 2500 pessoas em mais de 10 países. “Queremos mudar esse chip e incentivar as miúdas a atirarem-se aos desafios sem medo. Se nunca tentarmos, nunca saberemos se aquilo era para nós ou não”, esclarece.
Apesar de, neste momento, o Chicas estar focado sobretudo na área da comunicação digital, tentando aproximar as mulheres à tecnologia, esta é uma filosofia que se aplica a qualquer área do conhecimento. “O espírito de colaboração e companheirismo é intrínseco a qualquer chica poderosa!”, adianta.
Mas o que é, então, uma Chica Poderosa? Para Mariana Santos, “é uma mulher que acredita em si, permitindo-se lançar-se para fora da sua zona de conforto, e que não tem medo de falhar”. Mas há outras versões da resposta, dadas pelas diversas embaixadoras do projeto em Portugal:
Mariana já realizou mais de 20 eventos internacionais no âmbito do Chicas Poderosas e agora prepara-se para fazer o primeiro em Portugal. Durante quatro dias, a Casa das Histórias – Paula Rego, em Cascais, irá acolher workshops e palestras interativas, sobretudo na área da comunicação, contando com a presença de nomes nacionais e internacionais de destaque, como Kim Sawyer, embaixadora dos EUA em Portugal e fundadora do projeto Connect2Success; Isabel Neves, presidente do Lisbon Business Angels Club, fundadora da Associação de Empresárias Portuguesas e uma das protagonistas do programa televisivo Shark Tank; Margarida Pinto Correia, que dirige atualmente a área social da Fundação EDP; Rita Ferro Rodrigues, da associação Capazes e a triatleta Vanessa Fernandes, medalhada olímpica.
“Sinto, ao longo dos eventos, que, convergir assim um grupo de mulheres, para partilhar as coisas que as fazem temer, e apenas dizer-lhes em público, num setting oficial como é o destas conferências ‘tu podes’, já ajuda muitas miúdas a desbloquearem-se”, afirma Mariana à LuxWOMAN.
Mas atenção: apesar de ser direcionado sobretudo a mulheres, este não é um encontro que barre a entrada a ‘chicos’, os quais serão também bem-vindos.
O Chicas Poderosas Portugal é um evento gratuito, acessível mediante inscrição.
Foto: Mariana Santos, Mariana Barbosa, Catarina Rodrigues e Luís Stoffel, da equipa Chicas Poderosas Portugal.