[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Regenerar o intestino

As Bactérias que nos curam. €17,50

As Bactérias que nos curam. €17,50

Depois do sucesso de O Poder do Jejum Intermitente, o livro de não ficção mais vendido em 2020, Alexandra Vasconcelos, especialista em medicina integrativa, fala-nos, neste livro, AS BACTÉRIAS QUE NOS CURAM, do microbioma, um dos temas mais atuais e estudados pela comunidade científica. Formado por bactérias, fungos, vírus e protozoários, o nosso microbioma é fator determinante para a nossa saúde e bem-estar.

A forma como vivemos, nos alimentamos e nos relacionamos com o ambiente permite o crescimento e a manutenção destes microorganismos que alteram, influenciam e ludibriam o nosso sistema imunitário.

Para ajudar a equilibrar o microbioma e a prevenir doenças, Alexandra Vasconcelos traz-nos um plano de 14 dias, com receitas simples, dicas de suplementos e estratégias práticas para o dia a dia, para limpar, reparar e regenerar o intestino e, desta forma, manter as suas bactérias controladas. 

Ficámos curiosas e quisemos saber mais sobre este livro, por isso, fizemos algumas perguntas à autora:

Que coisas é que fazemos que estão a prejudicar o nosso intestino?

Existem vários fatores que desequilibram o nosso intestino, mucosas e microbioma e que como já disse vão depois destabilizar toda a saúde. Hoje já sabemos que cada bactéria específica tem uma ação muito importante e fundamental para não aparecerem doenças. Em todas as pessoas doentes ou com sintomas que as incomodam, como cansaço, alergias, asmas, irritabilidade, obstipação, inchaço, más digestões e mesmo doenças crónicas, algumas graves, como cancros, doenças degenerativas, autoimunes, cardiovasculares, metabólicas, existe invariavelmente um compromisso em uma ou várias espécies bacterianas ou nos grupos funcionais. Este desequilíbrio, deve-se fundamentalmente à má colonização durante a gravidez, parto e amamentação e à exposição a cada vez mais fatores agressores do nosso microbioma. Um dos capítulos do livro dedico inteiramente à identificação e consciencialização de que inúmeros fatores externos são verdadeiros agressores para as bactérias que nos curam. Para além deste reconhecimento, são dadas várias dicas e ideias concretas sobre o que fazer para comer de forma a alimentar convenientemente a nossa microbiota, diminuir a exposição a tóxicos, medicamentos, saneamento na cavidade oral, reduzir stress, melhorar o sono, tornar a atividade física mais efetiva e alteração de outros hábitos que contribuem para a fragilidade destas bactérias que nos curam.

Que estratégias, sem comprometer a leitura do livro, é que podemos adotar no dia a dia para melhorarmos o nosso intestino?

A alteração da forma como vivemos é a principal estratégia. A correção dos hábitos alimentares é um passo fundamental, mas não o único. Ter consciência que o mundo onde vivemos e a forma como vivemos afeta profundamente este microbioma, já por muitos considerado um novo órgão e do qual depende toda a nossa saúde.

Ter sempre em conta a introdução sistemática de alimentos que irão nutrir as bactérias benéficas e paralelamente a redução da comida cheia de não nutrientes e outras substâncias que prejudicam o microbioma e o intestino. A limpeza intestinal, bem como a correção de inflamação, inchaço, obstipação, diarreias, más digestões são preocupações muito válidas no sentido de melhorar a saúde do intestino e microbioma e consequentemente a saúde geral. O microbioma intestinal controla silenciosamente a nossa vida e por isso temos de o manter bem equilibrado. São todas estas dicas que lhe vou deixando ao longo do livro, indicando  várias formas simples e práticas para manter um intestino feliz.

E depois destes 14 dias? O que podem as pessoas fazer?

O livro inclui um programa prático de 14 dias dedicados à limpeza, reparação e regeneração do intestino de forma a reforçar todo o sistema imunitário. Neste programa incluo, para além das alterações na forma como vivemos, um conjunto de ideias do que deve comer e receitas com os alimentos que mais contribuem para a saúde intestinal. Pode também ficar a saber quais as bactérias que lhe fazem falta de acordo com os sintomas ou doenças que apresenta, sendo que é possível suplementar com probióticos específicos (bactérias benéficas), de forma a corrigir todos esses défices.

Depois do programa devem ser mantidos bons hábitos de vida e alimentação. Esta insistência no equilíbrio intestinal e no microbioma em geral, é fundamental para manter sob controlo bichos indesejáveis que nos podem provocar doenças quando o nosso sistema imunitário não consegue assegurar a sua eliminação ou permite o seu crescimento em excesso.

Porque é que as pessoas devem ler este livro e o que vão ganhar com ele?

O conhecimento sobre a ação de cada bactéria existente no nosso microbioma é cada vez maior. Agora sabemos que estes microrganismos, a que chamamos microbioma, assumem um papel cada vez mais importante na nossa vida e na nossa saúde. Em todas as doenças crónicas há um desequilíbrio deste microbioma. Estas bactérias têm funções impressionantes como interferência nos processos digestivos e enzimáticos, produção de substâncias que controlam o nosso humor e bem-estar, produção de vitaminas, regulam a imunidade, protegem-nos contra microrganismos prejudiciais, no fundo controlam toda a nossa saúde sem que nos apercebamos disso.

Com este livro as pessoas vão aprender a dar importância, a tratar e equilibrar este quase órgão de forma a manter as bactérias e outros microrganismos benéficos controlados e a jogarem a favor da sua saúde. 

Não podemos esquecer também que o intestino reúne cerca de 80 a 90% do nosso sistema imunitário e que dependemos dele para podermos viver sem doenças.

Veja mais em Sociedade

PUB