[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Aquela Kombucha: a marca portuense que quer levar a Kombucha mais longe

Uma viagem a Bali, na Indonésia, levou Maria Lima a apaixonar-se pelos sabores e benefícios da Kombucha. Mal sabia a jovem que, anos mais tarde, viria a fundar a marca Aquela Kombucha, pioneira no mercado de kombucha em Portugal, e a abrir a primeira fábrica de kombucha do Porto.  

A Kombucha é um chá fermentado, elaborado com base numa mistura de chá verde e preto com açúcar. A cultura simbiótica de bactérias e leveduras, o SCOBY, consome o açúcar e a teína na sua quase totalidade, transformando o chá num elixir levemente gaseificado, repleto de ácidos orgânicos e enzimas benéficas à flora intestinal. De origem chinesa, esta é uma bebida milenar com mais de 2 mil anos.

Marta Lima

Maria Lima, fundadora d’Aquela Kombucha

Natural do Porto, Maria viajou até à Indonésia para passar um mês. “Tinha lá uma amiga e  proporcionou-se”, afirma. Foi essa mesma amiga, que lhe introduziu esta palavra estranha, Kombucha, e que a desafiou a provar esta bebida milenar. Intrigada e sempre entusiasmada para experimentar coisas novas, achou “super interessante” e procurou saber mais. De regresso a Portugal, quis comprar Kombucha no supermercado, mas de imediato percebeu que não era a mesma coisa. “Quando regressei a Portugal, fui ao supermercado e pensei em comprar Kombucha. Não tinha nada a ver com aquelas que tinha bebido, mesmo nada”, conta.

Aquela Kombucha

Aquela Kombucha

Posto isto, só lhe restou arregaçar as mangas e aprender a fazer a sua própria fermentação e kombucha em casa. Sem qualquer expectativa, ainda a viver com os pais, relembra que a casa se foi tornando “num laboratório de Kombucha” e que se ia dedicando a esta nos seus tempos livres, como um hobby. Maria começou a ter quem lhe ligasse a pedir para comprar Kombucha, sem que a mesma tivesse feito publicidade. “Nessa altura, as pessoas começaram a descobrir e a falar de Kombucha. Comecei a ter muitos contatos orgânicos. As pessoas começaram a ligar-me a perguntar se vendia”.

Fábrica dAquela Kombucha

Fábrica d’Aquela Kombucha

Em 2019, abriu a primeira fábrica de Kombucha do Porto no Bonfim e, em maio de 2020, fundou a marca Aquela Kombucha. Com o crescimento e a procura, em fevereiro mudaram a fábrica para um sítio maior, mas criaram no primeiro espaço um bar de Kombucha, o único deste género em Portugal, onde se fazem visitas guiadas, provas e se leva para casa os sabores preferidos da marca. 

O Bar de Kombucha fica nas instalações da primeira fábrica

O Bar de Kombucha fica nas instalações da primeira fábrica

Respeitando a tradição ancestral do processo de fermentação, Maria teve a preocupação de fazer “à moda antiga” com recursos a equipamentos e processos sofisticados. Certificada biológica pela SATIVA, Aquela Kombucha é criada com base em ingredientes também eles certificados e de elevada qualidade.

Os cinco sabores permanentes:

Os cinco sabores permanentes: Original, Gengibre, Hortelã Pimenta, Morango e Hibiscus, e Citrus tropical

Original, Gengibre, Hortelã Pimenta, Morango e Hibiscus, e Citrus tropical, são os cinco sabores permanentes da marca, que estão sempre disponíveis. Porém, ao longo do ano, têm “duas ou três edições limitadas”, que usam para “explorar novas ideias”. De momento, as edições limitadas são a Herbal Côco e a Lima-Limão. 

Herbal Côco é um dos novos sabores

Herbal Côco é um dos novos sabores

Em packs de três ou de 12 garrafas, as bebidas d’Aquela Kombucha podem ser adquiridas na loja online, em aquelakombucha.pt.

Veja mais em Lifestyle

PUB