Era uma vez uma mãe, Maria de Vasconcelos, que gostava muito de cantar e de compor cantigas. Quando as suas duas filhas, Mathilde e Manon, entraram na escola, a mãe Maria começou a escrever e compor canções sobre as matérias lecionadas, para que elas pudessem brincar e aprender, ao mesmo tempo. Neste mundo imaginário também entra o pai, Mathias. Xavier, marido da Maria e pai das Manas M, inspirou o Mathias, um amigo malandreco das meninas, divertido e cheio de ideias.
Nascia, desta forma, o projeto ‘As canções da Maria’, seguindo-se ‘As canções da Maria II’, sobre temas de Matemática, de Língua Portuguesa, e de Estudo do Meio, sucessos que, desde então, têm feito as delícias de meninos e meninas, mães e pais, avós e avôs, educadores e professores.
O mais recente trabalho incide sobre a História de Portugal.
Num bonito livro com grafismo de Patrícia Furtado, em CD e DVD, o novo disco apresenta 17 canções, 1 poema, 4 lengalengas, e muitas curiosidades, com fantásticos arranjos e produção de João Só, desenhos de Nuno Markl, animados por João Alves e com produção de animação e vídeo de Bruno Caetano. A Maria, a Mathilde, a Manon e o Mathias prometem, mais uma vez, facilitar a aprendizagem, e cantar e encantar miúdos e graúdos!
Assista ao vídeo ‘E Nasceu Portugal (Afonso o Conquistador)’:
Falámos com a autora do projeto.
Como surgiu o projeto?
‘As canções da Maria’ nasceram do meu desejo de facilitar a aprendizagem às minhas filhas, a Mathilde e Manon, quando elas, ainda muito pequeninas, me chegavam da escola a contar o que iam aprendendo. Falei com vários professores, no sentido de perceber as dificuldades dos alunos, quais os conceitos (para os adultos simples, mas para as crianças em início de aprendizagem escolar abstratos e mais difíceis de compreender), peguei nos manuais e desatei a fazer canções seguindo o programa. E os professores reviram, como continuam a rever tudo o que escrevo, pois eu não sou professora, apenas transmito a matéria de uma forma lúdica e divertida. Os dois primeiros projetos cantavam e animavam o programa do 1º ciclo com muitos temas de Língua Portuguesa , Matemática e Estudo do Meio. Quando gravámos o primeiro, a Mathilde e a Manon tinham 4 e 6 anos, e aos 5 e 7 começámos a fazer concertos. Tão pequeninas e desde sempre a portarem-se melhor que muita gente grande. São fantásticas! Juntámos às manas M, o Mathias que é um mini-Xavier, o pai da Mathilde e da Manon, e que é um amigo malandreco que faz imensas traquinices. Trazemos agora este Especial História de Portugal – um livro ilustrado com um CD com 17 canções, 4 lengalengas, 1 poema e 20 separadores com curiosidades, e um DVD que é uma espécie de documentário cantado em animação e imagem real, desde o Paleolítico na Península Ibérica, até à Implantação da República.
É um projeto familiar, a cem por cento?
‘As canções da Maria’ são um projecto familiar, sim. É um privilégio poder fazer tudo isto em família. Ter as contribuições preciosas das manas M, que não só me orientam, explicando o que é mais e menos importante, quais são as áreas mais complicadas… Mas que também sugerem melodias e letras, que cantam e encantam, é maravilhoso. As ideias divergentes e que funcionam sempre do Xavier, o pai da Mathilde e da Manon, o nosso Mathias é a cereja em cima do bolo! Divertimo-nos imenso, adoramos as gravações, os concertos, as filmagens, é mesmo uma coisa boa. Dá muito trabalho, mas junto, faz parecer que não dá trabalho nenhum. Nos arranjos, tive o privilégio de ter o João Só, maravilhoso, com o Hélder Godinho, fantástico. E na animação o João Alves, uma bênção, com o Bruno Caetano a produzir toda a parte de vídeo e a Patrícia Furtado no grafismo do livro. O guarda-roupa feito pela Maria Faria, a caracterização pela Susana Afonso Dias, e a fotografia de Jorge Matos. As ilustrações são do meu querido Nuno Markl. Uma equipa de luxo que eu tentei dirigir com todo o amor e carinho, de uma forma muito detalhada e rigorosa. Todos foram excepcionais e ver as minhas canções e os meus argumentos ganharem vida foi maravilhoso.
Fazia falta, um projeto destes em Portugal?
Tudo o que for didático é sempre bem vindo! Espero que faça muita gente feliz!
Chegou agora ao primeiro lugar do top nacional de vendas. Confirma-se que as crianças gostam quando a música se alia às disciplinas e à escola?
Tudo é mais fácil a cantar! A música é mágica! A aprendizagem não é uma média matemática que se põe dentro de um software para se obter um lugar num ranking. A aprendizagem é algo que está dentro de cada um de nós e cada um de nós é único e irrepetível, com inteligências múltiplas misturadas de forma variada. Isto que significa que cada um de nós vê o mundo à sua maneira, com as suas capacidades e talentos próprios. Logo, também aprende à sua maneira, uns percebem melhor através de um jogo, outros com uma experiência, outros com um debate, outros com uma canção, um teatro, uma dança, etc. Quantas mais formas usarmos para explicar algo, a um maior número de pessoas conseguimos chegar. Temos dois hemisférios cerebrais. O esquerdo é o lado do pragmatismo, da lógica. O direito é das emoções, da arte. Quando juntamos os dois, a informação concentra-se dentro de nós e fica lá. Aprende-se muito mais facilmente algo em que nos envolvemos de corpo e alma. Criei ‘As canções da Maria’, precisamente, para facilitar a aprendizagem. O imenso retorno tem tido exatamente ao longo dos anos mostra que se revela eficaz, essa aprendizagem. Das crianças, dos pais, dos educadores e professores. Voltando ao início, “Tudo é mais fácil a cantar!” É o sentido desta – quanto a mim muito válida – ferramenta de estudo.
As crianças em Portugal são curiosas? Daí o sucesso de vendas?
Claro que são! A curiosidade é o nome do meio da infância! Suponho que o sucesso de vendas se prende com o facto de ser uma ferramenta de estudo feita com todo o amor e carinho, bem tratada, detalhada, divertida, bem produzida e feita pela nossa família para todos os que quiserem dela usufruir. As crianças são maravilhosas e poder contribuir para que cresçam mais felizes na escola é um grande orgulho para nós.
Daqui para a frente, o que aí vem?
Gostava de fazer um musical com este Especial História. Temos imensas outras canções pois a escola vai avançando, e com a Mathilde e Manon vamos criando sempre mais. Veremos o que se seguirá…
‘As Canções de Maria – Especial História de Portugal’, Sony Music, €15,90.