[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Catarina Furtado apresenta relatório sobre a situação da população mundial em 2023

Na quarta-feira, Catarina Furtado apresentou o Relatório Mundial do United Nations Population Fund sobre a situação da população mundial 2023 “8 mil milhões de vidas, infinitas possibilidades: assegurando direitos e escolhas” na Assembleia da República.

Esta é uma iniciativa conjunta do UNFPA com a Associação P&D Factor e o Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento, onde a Catarina Furtado esteve presente na qualidade de Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Num mundo com 8 mil milhões de pessoas, somos mais do que nunca, vivemos vidas mais longas e mais saudáveis. No entanto, é também um mundo de ansiedade e incerteza, onde a ameaça de um futuro pior é tão possível quanto a promessa de um futuro melhor para a humanidade. Através do investimento nas pessoas, no seu potencial e da garantia dos seus direitos assim como escolhas individuais acredita-se que começamos a resolver alguns problemas prementes dos nossos dias bem como as contradições existentes.

Catarina Furtado ©Carla Pires

Catarina Furtado ©Carla Pires

«Não podemos assobiar para o lado. A solução tem de vir da ação política sustentável, mas também de jovens, pessoas idosas, ativistas, academia, sector privado e sociedade civil», afirmou Catarina Furtado.

O Relatório UNFPA sobre a situação da população mundial 2023, contou com a abertura da deputada Maria Antónia de Almeida Santos (Presidente do Grupo Parlamentar Português sobre a População e Desenvolvimento). O mesmo foi apresentado por Mónica Ferro (Diretora do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a População, em Genebra), Alice Frade (Diretora Executiva P&D Factor) e Catarina Furtado, apela a um repensar radical de como os números da população são entendidos e utilizados.

Veja mais em Sociedade

PUB