[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Desbravar novos mundos

O TEDxBelémWomen acontece já no dia 5 de dezembro no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

O tema é ‘Desbravar Novos Mundos’ e o evento vai contar com a presença de várias mulheres de sucesso ligadas a diversas áreas profissionais, como a escritora Deana Barroqueiro, a empresária Sandra Correia, da Pelcor, e a jornalista Cândida Pinto.

Os eventos TED reúnem algumas das pessoas mais fascinantes do mundo, que falam apaixonadamente das suas experiências em intervenções com cerca de 18 minutos.

Em Portugal, o TEDxBelémWomen é um evento TED organizado de forma independente, promovido por Isabel Canha e Maria Serina, jornalistas na área de negócios há 25 anos, com experiência também na área das revistas femininas. Isabel Canha afirma:

Este evento pretende dar voz a mulheres com histórias que merecem ser partilhadas e que podem servir de inspiração para outras mulheres. E também homens.

O TEDxWomen 2013 é também um evento internacional que decorre em vários países do mundo nas mesmas 48 horas. A última sessão da conferência será a transmissão em direto do primeiro conjunto de intervenções da TEDWomen 2013, a decorrer em São Francisco.

Isabel Canha, jornalista, uma das organizadoras e impulsionadoras do evento, explica-nos melhor o conceito.

O TEDxWoman é um programa internacional criado em 2009. Nasceu em que país? Quem foram os seus principais mentores?

A TED – Technology, Entertainment e Design foi criada em 1984 e é conhecida pela organização de conferências destinadas a disseminar ‘ideias que vale a pena divulgar’. Em 2009 foi criado o programa TEDx, que pretende dar às comunidades, às organizações e aos indivíduos a oportunidade de estimular o diálogo e partilhar experiências através de eventos tipo TED, organizados de forma independente a nível local e posteriormente disponibilizados na Web através de live streaming. A Conferência TEDWomen 2013 decorre em São Francisco de 4 a 6 de dezembro.

No dia 5 de dezembro, em todo o mundo, vão realizar-se mais de 150 eventos TEDxWomen. Em Portugal, o TEDxBelémwomen é um desses eventos TEDx, em que X= organizado de forma independente. Creio que a primeira TEDWomen se realizou em 2010, em Washington. Encontra-se mais informação aqui.

Como é que surgiu a sua associação, e a de Maria Serina, ao projeto?

Somos as mentoras deste projeto TEDxBelémWomen. Eu sou organizadora licenciada, ou seja, candidatei-me a ser autorizada pela TED a organizar estes eventos, de forma independente, mas sujeitos às regras gerais da TED; a Maria Serina é coorganizadora. Acompanho as conferências TED e TEDx através dos vídeos disponibilizados no YouTube e, desde sempre, sou admiradora deste conceito de, em apresentações de apenas 18 minutos, partilhar ideias, histórias, experiências, que podem mudar o mundo.

Os oradores são sempre surpreendentes e fogem muitas vezes ao mainstream, popularizam temas inovadores, que de outra forma raramente deles se ouviria falar. Eu e a Maria Serina trabalhámos juntas durante muitos anos, na Exame, na Fortuna, na Executive Digest e na Cosmopolitan e temos os mesmos interesses: os temas que dizem respeito às mulheres, às carreiras e, de uma forma geral, aos negócios. Em particular, ultimamente, tenho-me debruçado sobre o tema da liderança feminina das organizações, tendo escrito o artigo ‘Liderança Feminina’ para a série ‘Applied Knowledge’ da Nova School of Business & Economics e sido oradora na TEDxFCT-UNL 2013 com o tema ‘Telhado de vidro’. A ideia surgiu, pois, de forma muito natural.

Porquê o tema ‘Desbravar Novos Mundos’?

O tema da TEDWomen é “’Invented Here’, que nós declinámos para ‘Desbravar Novos Mundos’. Porque pretendemos dar voz a portuguesas que sejam inovadoras nas suas áreas de atividade, pessoas com mérito, com realizações excecionais, que se aventurem com êxito em novas áreas, servindo de modelo e de inspiração para outras mulheres.

Como se pretende que as TEDx tenham oradores muito diversificados, pareceu-nos ser um tema interessante e suficientemente abrangente para poder abarcar oradoras muito diversificadas: desde uma escritora de romances históricos portugueses da época dos Descobrimentos (Deana Barroqueiro) a uma fadista que deu novos contornos à canção nacional, Mísia, a uma empresária que deu novos usos à cortiça, a Sandra Correia, da Pelcor, ou a outra que explora as riquezas marinhas para desenvolver produtos farmacêuticos, alimentares ou de cosmética, Helena Vieira, da Bioalvo. Falarão ainda a psicóloga e stand-up comedian Marta Gautier, Diana Catarino, saxofonista, e Mariana Moura Santos, designer.

Esta conferência é um evento isolado? Ou a primeira de várias? Já estão definidas as datas das próximas conferências? Terão lugar no mesmo local? Já se sabe a que temas serão dedicadas?

Contamos organizar doravante anualmente uma TEDxWomen, mas o programa e o local ainda não estão definidos. A TED ainda não definiu o tema do próximo ano e como há lugar à transmissão em direto de uma sessão de São Francisco, o tema terá de estar alinhado com o tema da TEDWomen. Normalmente as TEDxWomen decorrem em dezembro.

Quantas pessoas, entre oradoras e público, estarão presentes em cada conferência?

A audiência na sala de uma TEDx é limitada a 100 pessoas, mas a Monday vai transmitir a conferência na Internet, no site Tedxbelemwomen.com, através de live streaming, pelo que muito mais pessoas poderão acompanhar as palestras em direto. E algumas semanas depois do evento, num canal do YouTube estarão disponíveis os vídeos realizados pela produtora de televisão Olhoazul, que é nossa parceira.

Consulte o perfil do evento no site oficial da TEDxBelémWomen e visite o blogue de Isabel Canha.

Veja mais em Sociedade

  • Falar sobre finanças

    “Gostaria de partilhar o lançamento do meu website. Este é um projeto que reflete o meu percurso na área financeira nos...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 22, 2021
  • O poder da palavra

    Para as mães mais clássicas amantes de peças com uma inspiração vintage, para as que gostam de arriscar ou para as...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 20, 2021
  • Um presente diferente?

    Sabia que as pandas fêmeas ovulam apenas 1 vez por ano, tornando a maternidade um evento ainda mais especial para esta...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 20, 2021
  • Adoçar o coração…

    A Flower Box é o miminho mais que perfeito para oferecer no Dia da Mãe e já está disponível por encomenda...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 19, 2021
  • A doçura da maternidade…

    É este o mote da nova proposta da BRIGADEIRANDO para assinalar o Dia da Mãe, numa coleção inspirada na doçura da...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 16, 2021
  • ModaLisboa, a união! Livestream

    A ModaLisboa está de regresso e, uma vez mais, surge sob contornos desafiantes. De 15 a 18 de abril de 2021,...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 25, 2021
  • Universo de cores

    É de cores fortes que se faz a nova coleção primavera/verão da Mayoral. A Mayoral, líder em moda infantil na Península Ibérica,...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 24, 2021
  • Páscoa doce!

    Está sem ideias para a Páscoa? A Lindt & Sprüngli tem a solução! A Páscoa é uma época de celebração em...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 22, 2021
  • “De Mulher para Mulher”, a nova campanha inspiracional da C&A

    A C&A reúne mulheres excecionais na sua nova campanha inspiracional, intitulada: “De Mulher para Mulher”. Em Portugal a campanha é protagonizada...

    Patricia Toste de SousaMarço 8, 2021

PUB