[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dias da Memória

Este ano celebram-se 100 anos do início da 1.ª Guerra Mundial e durante três dias, a partir de amanhã e até 19 de outubro, a Assembleia da República abre as suas portas a todos os cidadãos que queiram partilhar histórias ou registos que ajudem a perpetuar a memória da I Grande Guerra.

A 1.ª Guerra Mundial, que começou em 1914 e durou até 1918, arrastou para a frente de batalha mais de 100 mil portugueses. As histórias dos soldados ficaram gravadas em postais, fotografias, documentos, objetos escondidos ou guardados na casa de familiares, de norte a sul do País.

A Assembleia da República e a Europeana, a maior biblioteca digital da Europa, criaram assim o evento Dias da Memória, com o apoio do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com o objetivo de reunir o máximo de documentos, imagens, filmes e testemunhos da I Grande Guerra.

Todo o material recolhido será depois digitalizado e estará disponível na Internet nos sites europeana1914-1918.eu e Portugal.org, para sempre.

Foto de destaque: Assembleia da República © Wikipédia.

Veja mais em Sociedade

PUB