[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dicas para se manter em forma nas férias

Na praia, na montanha ou na cidade, continue a cuidar de si durante todo o verão.

Estar de férias é (quase) sempre sinónimo de estar descansada, mas isso não significa romper com todas as rotinas. Cuidar de si e manter os níveis de energia com exercício físico frequente só potenciará ainda mais esses dias dourados.

Esteja de férias na praia, na montanha ou na cidade, estes conselhos vão mantê-la ativa, fazendo com que o regresso ao trabalho não seja tão duro. São um conjunto de exercícios aeróbicos, simples de realizar, e que não exigem nenhuma máquina específica.

E, nunca é demais relembrar: faça o que fizer, esteja onde estiver, hidrate-se!

Na praia

Caminhar: um exercício muito simples que pode ser realizado por todo o tipo de pessoas. Recomenda-se fazê-lo a um bom ritmo e durante meia hora. Dependendo de onde seja feito – areia seca, areia molhada ou beira-mar -, o exercício terá diferentes impactos no corpo.

Caminhar na areia seca fortalece os ligamentos dos tornozelos, os gémeos e os quadríceps, ao mesmo tempo que se realiza um grande exercício aeróbico devido à dificuldade de manter um ritmo constante. Se a praia tiver dunas, aproveite para realizar pequenos exercícios anaeróbicos, ótimos para pernas e glúteos: subir a uma duna, 4 ou 5 séries. Dica: não se esqueça de descansar entre séries, pelo menos 3 vezes o tempo que demorou a realizá-la.

Ao caminhar na areia molhada, deverá fazê-lo a um ritmo mais elevado, já que a resistência é menor. Neste caso, trata-se de um exercício mais tranquilo mas nem por isso menos eficaz. Recomenda-se, por isso, uma hora em vez de meia hora.

Por último, se caminhar à beira mar, deixando que as ondas rebentem nos joelhos e tornozelos, estará a realizar um exercício que a ajudará a reabilitar lesões antigas devido ao contraste da água fria e do efeito relaxante do mar. Dica: procure arrastar a perna que está dentro de água, esticando o peito do pé como se fosse um pato, para uma maior resistência e potenciar ainda mais os quadríceps.

Nadar: a praia também é um local ideal para nadar, ainda que não deva esquecer-se que não está numa piscina e que deve redobrar a precaução. Recomenda-se que nade, sempre, a pouca distância da beira-mar e em paralelo a ela.

Desportos de praia: as raquetes! Em Portugal, é muito típico jogar às raquetes, uma espécie de ténis de praia com raquetes de madeira que se converte num magnífico e divertido exercício de força e tonificação. Pode ser realizado à beira-mar, ou com água pelo joelho, onde a resistência será maior.

Na montanha

Trekking: a escalada e o montanhismo exigem um nível técnico que nem toda a gente possui, mas o trekking (caminhadas em trilhos), é o ideal para conseguir um bom trabalho cardiovascular. A única coisa que terá de ter em conta é que é necessário levar equipamento de acordo com a atividade: umas botas, que fixem o tornozelo para prevenir possíveis entorses, e meias que evitem roçadelas. Em alguns sítios também é possível desfrutar de outros desportos na montanha, como o tiro com arco ou passeios em kayak.

Bicicleta: Dar um passeio pela montanha de bicicleta tem uma infinidade de benefícios para a saúde e é muito agradável. Andar de bicicleta ajuda a queimar calorias e a tonificar o corpo, além disso, com a prática deste exercício o nosso organismo segregará endorfinas, inibidoras das fibras nervosas causadoras da dor, produzindo uma sensação de prazer e de bem-estar. Dica: se tem um smartphone, procure um caminho, existem diversas Apps disponíveis com sugestões. Depois é subir para a bicicleta e descobrir um novo mundo em plena natureza.

Na cidade

Jogging: correr na cidade no verão tem alguns truques para que o exercício seja agradável e satisfatório. Recomenda-se que o faça logo cedinho pela manhã ou a partir das 21h00. Pela manhã, evitará os picos de ozono, um gás cujos níveis aumentam com o tráfego, e a subida da temperatura, sobretudo entre as 12h00 e as 21h00. Além disso, se o fizer num parque ou jardim, desfrutará muito mais, visto que estará rodeada de natureza.

Patinagem: este exercício aeróbico é o ideal para tonificar as pernas e glúteos de uma forma divertida. Mas se gosta de praticar este desporto, é fundamental utilizar as pistas reservadas para o efeito, já que são mais seguras e livres de CO2. Para que tenha uma ideia, patinar no centro da cidade durante meia hora equivale a fumar 10 cigarros!

Tai Chi ou yoga: em algumas cidades, as Câmaras Municipais colocam ao serviço dos cidadãos este tipo de atividades em parques ou jardins. Informe-se quais as atividades que se realizam na sua cidade e aproveite uma aula de grupo relaxante Manter o corpo e a mente equilibrados nunca foi tão fácil.

Ténis ou padel: se gosta de desportos com raquetes, junte um grupo de amigos e escolha o campo mais próximo. Ativará o corpo, a mente e fortalecerá e tonificará os músculos em boa companhia.

Recomendações Virgin Active

Fotos: F&F, White Stuff © PRShots

Veja mais em Lifestyle

PUB