[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dicionário tecno

2 de 2

Tags e hashtags

‘Tag’ e ‘hastag’ são duas palavras que definem métodos para ajudar a navegar na internet. Como? É muito simples! Se vai publicar algo na Internet, seja num blog, no Twitter ou no Facebook, ao atribuir um hashtag a essa publicação, permite que outros utilizadores dessa rede social usufruam de uma interação dinâmica desse conteúdo. O hashtag consiste numa palavra-chave antecedida pelo símbolo # e é utilizado para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais. Com o uso de um hashtag numa publicação, o conteúdo ficará disponível para qualquer pessoa que aceda ao mesmo hashtag sobre o assunto, permitindo comentar e partilhar esse conteúdo. Outra funcionalidade: o hashtag é transformado em hiperlink, que também pode ser indexado por motores de busca na internet, como o Google, permitindo que, numa busca, apareça essa publicação. A tag é simplesmente uma forma de organizar informação online sobre determinado assunto. Cada tag serve também como link para a lista dos posts e artigos que utilizam aquela tag.

Widgets

São aplicações que surgem na área de trabalho do PC ou do smartphone e que têm funcionalidades muito específicas, como, o relógio, a previsão do tempo, etc.

Gadgets

Os gadgets são os dispositivos tecnológicos do seu smartphone usados no dia a dia, como a câmara digital, o navegador GPS, o leitor de mp3, etc.

Cookies

Não, não são as bolachas do chá das cinco… Os cookies são, basicamente, cartões de visita. Quando vai pela primeira vez a um site, escolhe certas opções (a língua, a moeda, o tamanho da letra). Essas opções são guardadas num pequeno ficheiro que fica no seu computador. Quando regressar a esse site, as suas opções são recuperadas e não necessita de voltar a introduzi-las.

Podcast

Usada essencialmente em sites de jornais online ou de rádios, a palavra podcast é, na verdade, uma junção de ‘pod’ (de iPod) com ‘broadcast’ (transmissão por radiodifusão). Ou seja, um podcast é um arquivo de áudio digital, transmitido usualmente em formato mp3 ou AAC (Advanced Audio Coding).

Tweet

É o nome utilizado para designar as mensagens utilizadas na rede social Twitter, uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Cada tweet corresponde a cada mensagem colocada pelo utilizador, sendo que não pode exceder os 140 caracteres. A ideia é enviar mensagens sucintas mas com conteúdo que desperte a atenção de todos os utilizadores da rede.

Emoticon

Criado a partir da junção das palavras ‘emotion’ (emoção) e ‘icon’ (ícone), o emoticon serve para expressar emoções através de caracteres tipográficos, como :- ) ou :'(. O smiley 🙂 foi o primeiro a ser utilizado. A partir destes símbolos, nasceram depois outros, como as figuras prontas, os emoji. Os emoji foram criados pelo designer japonês Shigetaka Kurita, que elaborou a designação a partir das expressões japonesas ‘e’ (imagem) e ‘moji’ (personagem).

App

É a abreviatura da palavra ‘aplicação’, um programa desenvolvido para ser instalado num dispositivo eletrónico móvel, como um smartphone ou um tablet. Estas aplicações podem ser instaladas nos equipamentos antes de serem entregues para venda (portanto, ainda na fábrica), ou ser adquiridas depois, gratuitamente ou não, através de uma loja online, como a Google Play, a App Store ou a Windows Phone Store.

QRCode

É um código de resposta rápida que pode ser lido pela maioria dos smartphones e que permite o acesso imediato a conteúdos disponíveis na Internet.

Imagem de destaque: Samsung.

2 de 2

Veja mais em Lifestyle

PUB