[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Empreendedorismo feminino: Sara do Ó

2 de 2

O que é que é ter ‘atitude empreendedora’? Que características é que uma pessoa deve reunir para ter sucesso na liderança do seu negócio?

Energia, otimismo, algum “sentido de humor”, persistência, coragem, espírito de sacrifício e principalmente força para acreditar todos os dias no caminho a seguir, sem nunca se esquecer de que qualquer império começa sempre com o sonho de alguém! Para se ser um bom líder não basta indicar o caminho, ou defini-lo, é preciso fazê-lo com base numa estratégia de execução, envolvendo uma equipa de colaboradores realizada, motivada e focada nos objetivos. Além do carisma e da visão inerentes a uma pessoa que ocupa a liderança do seu negócio, o líder precisa de definir uma estratégia de atuação com prioridades individuais e de equipa. Numa primeira fase, nada melhor do que ter alguém experiente por perto a aconselhar-nos sobre os ajustamentos a fazer ao plano e na própria implementação da estratégia!

É mais difícil conciliar o trabalho com a vida pessoal sendo dona do seu negócio ou trabalhando para outrem? A maternidade, por exemplo, pode dificultar o negócio?

É um trabalho árduo, por isso é muito importante estabelecer um ponto de equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Tanto uma pessoa que gere o seu negócio com uma pessoa que trabalha para outrem tem responsabilidades e horários a cumprir, e para ambas o importante é estabelecer rotinas e tentar gerir os imprevistos. Quando sabemos que conseguimos fazer isto tudo e com o sucesso desejado, é gratificante. O apoio da família é sempre essencial, nomeadamente pais, marido e filhos. Mesmo os filhos devem ir crescendo sabendo perfeitamente o porquê de a mãe e o pai terem de trabalhar… Tenho uma filha e quero educá-la para ser uma empreendedora – uma conversa na altura certa, o livro certo, uma viagem… tudo ativa o bichinho de criar!

Que conselhos dá às mulheres que gostariam de lançar a sua própria empresa?

O empreendedorismo é, mais do que uma paixão, uma forma de estar na vida. E isto é um lema que se aplica não só a mulheres que queiram ser empreendedoras como a qualquer pessoa que queira construir um negócio próprio. O sentimento de criar alguma coisa é fantástico e para isso é preciso não ter medo e arriscar. Sem coragem, não há resultados! É preciso muita determinação, saber estar no momento certo, saber ajudar, saber ser ajudado e, principalmente, ter presente uma visão de futuro – antecipar e estar preparado para o pior. Nunca esquecendo de comemorar sempre cada vitória, por muito pequena que seja.

A propósito do Dia Global do Empreendedorismo Feminino, que se comemora hoje, não deixe de conhecer o trabalho de Sandra Correia, fundadora da Pelcor, que foi esta semana distinguida pela Women Presidents’ Organization como a Melhor Mulher de Negócios Internacional de 2015.

Imagem de destaque: Sara do Ó.

2 de 2

Veja mais em Pessoas

PUB