[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Empreendedorismo feminino: Sara do Ó

1 de 2

Aos 26 anos, Sara do Ó despediu-se da multinacional onde trabalhava para lançar a sua própria empresa. Trocou a estabilidade profissional pela incerteza e, com a ajuda de duas amigas, criou a Your, uma empresa de contabilidade e acessoria.

Os receios e as dúvidas dissiparam-se à medida que a empresa foi crescendo. Em menos de uma década, a Your deu origem a um grupo de dez empresas, o Grupo Your, que atua em diversas áreas de negócio.

Hoje, aos 35, Sara do Ó não se arrepende. Falámos com a empresária sobre o seu percurso de sucesso, a propósito do Dia Global do Empreendedorismo Feminino.

O que é que a motivou a criar a Your?

Fazer acontecer! Criar! O meu percurso profissional começou em auditoria, numa multinacional onde trabalhei dois anos. Tal como numa escola, essa experiência empresarial serviu como plataforma de crescimento e arranque para criar algo meu. Sempre quis construir um projeto do qual me orgulhasse. Além da vontade crescente de ter um negócio, sentia que tinha capacidade para criar uma empresa com potencial, porque ia oferecer um serviço diferente da concorrência, e prestar serviços de apoio à gestão de que uma empresa precisasse, com grande nível de qualidade e numa solução integrada.

Foi difícil para si, enquanto mulher, criar uma empresa de raiz e ingressar num universo tradicionalmente masculino?

No início sim, não só por sermos mulheres mas também por sermos novas e estarmos a falar de números. Mas ao longo do tempo fomos conquistando confiança e a maior parte dos nossos clientes são recomendados por outros clientes. Atualmente já não o sinto, porque há provas dadas. Mas antes, por ser uma área tão masculina, foi um pouco complicado.

Desde que lançou o seu negócio, em 2006, o que é que mudou no empreendedorismo?

Houve uma evolução substancial. O empreendedorismo não só é uma tendência cada vez maior a nível mundial, como o empreendedorismo feminino se tem tornado um tema recorrente, devido às provas que as mulheres têm dado ao longo destes últimos anos. Em relação às mulheres, a mudança para um mundo mais igualitário irá acontecer. Por cada mulher que arrisca ficamos mais perto do objetivo da verdadeira igualdade.

E, em particular, que mudanças é que implementou na sua empresa que contribuíram positivamente para a visão do empreendedorismo feminino?

Quisemos trazer a este mundo cinzento da gestão de empresas uma cor mais feminina e alegre. O Grupo Your procura a excelência e o máximo profissionalismo em todas as áreas em que atua, mas sempre aliado a um espírito jovem e dinâmico. Temos a capacidade de concentrar num grupo quase todos os serviços de gestão de que uma empresa precisa, sendo que a excelência é um posto para nós, mas não tem de ser chata! A maneira como trabalhamos com os nossos clientes é o primeiro pilar, que acreditamos ser a fonte principal do nosso sucesso. O segundo é o foco nos nossos colaboradores. Criando uma sensação de missão partilhada, todos os dias mostramos a sua real importância e fazemos com que se sintam bem por vestir a camisola da empresa. Como tal, criámos várias medidas, como por exemplo, o Your Mum, que permite a todas as mães saírem mais cedo um dia por semana, para que consigam chegar a tempo de ir buscar os filhos à escola, o Dia da Goma, o Fim de Semana de Comemoração dos objetivos alcançados…

1 de 2

Veja mais em Pessoas

PUB