[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Entrar pela arquitetura de Lisboa adentro

Lisboa vai abrir algumas das suas portas secretas nos próximos dias 10 e 11 de outubro. O Open House Lisboa regressa para a quarta edição, com 70 espaços para descobrir de forma gratuita, num roteiro pelos 500 anos de arquitetura da capital.

Já imaginou poder palmilhar os acessos interditos da Ponte 25 de Abril, uma das treliças mais longas do mundo, 190 metros acima do nível da água? Ou ver a estação ferroviária do Rossio como nunca a viu? Ou bisbilhotar um edifício no Príncipe Real, com cinco pisos, destinado à habitação de apenas uma família? Ou explorar a extensão do Oceanário de Lisboa, o Edifício do Mar, revestido a escadas?

Esta é uma oportunidade única de visitar lugares que não estão normalmente acessíveis ao público, entre escolas e palácios, casas privadas e museus. As visitas podem ser comentadas ou não, e complementam-se com roteiros de percursos urbanos.

Como funciona?

– Todos os espaços são de acesso gratuito;

– A maioria das visitas é feita por ordem de chegada, não exigindo reserva antecipada;

– Pode escolher entre três tipos de visita: livre (sem acompanhamento), acompanhada (orientada por voluntários) ou comentada (pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista);

– Aconselha-se usar calçado confortável e, quando necessário, manter a hidratação;

– De uma forma geral, pode usar e abusar das máquinas fotográficas para registar os momentos.

A Open House Lisboa, organizada em Portugal pela Trienal de Arquitetura, é uma iniciativa internacional, presente em mais de 30 cidades, que celebra todos os anos a arquitetura com um fim de semana de visitas gratuitas. Em Lisboa, estreou-se em 2012. Este ano, o projeto alargou-se também ao Porto, em julho.

No site do Open House Lisboa tem acesso aos 70 espaços aderentes e aos respetivos horários de visita.

Imagem de destaque: Ponte 25 Abril: Lisboa vista de Almada © Vítor Oliveira (Torres Vedras) via Wikimedia Commons.

Veja mais em Lifestyle

PUB