[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

FLO: desde a semente até ao fim de vida das flores

A FLO nasceu em 2020 com o objetivo de tornar as casas floridas um hábito dos portugueses. Começou com a produção de ornamentos decorativos à base de flores secas e ganhou muita expressão através do bestseller Flower Showcase e do kit de Coroas de Natal. Em 2021 apostaram na produção própria de flores frescas e sazonais no pequeno terreno em Mafra, através de técnicas sustentáveis e que respeitam o ecossistema local. Desenvolveram também workshops para empresas e grupos. Neste momento, alargaram a oferta de produtos e serviços com a introdução da subscrição de ramos de flores frescas e jarras que apenas está disponível de julho a outubro e na zona de Lisboa, Cascais e Mafra.

Madalena Pereira e Duarte Pires, que se conhecem há mais de 10 anos, são os fundadores da FLO.

Como nasceu a ideia de fundar a FLO?

Madalena: Sempre adorei flores e sempre tiveram uma forte presença na minha vida, tanto pela minha avó com a jardinagem (ainda hoje tem o jardim mais bonito), como pela minha mãe que tinha sempre a casa cheia de jarras de flores. Mas nunca tinha pensado em criar um negócio de flores. Até que, em 2020, fiquei desempregada e, desafiada pelo Duarte, começámos com uma pequena produção. Foi uma experiência que, sem dúvida, despoletou em mim a vontade de nunca mais as largar. Inicialmente queria criar uma subscrição de flores frescas, com ramos da semana, mas a logística de entregas era um pesadelo. E assim, não abandonando a ideia de realmente florir a casa das pessoas de todas as formas, e em todas as ocasiões, comecei a desenvolver produtos (não perecíveis) que fizessem sentido tanto em separado como em conjunto, completando-se: a growing box, a flower showcase e a flower press. A partir daí, a marca desenvolveu-se (rápido) de forma orgânica. Sabia que haveríamos de um dia (eu e o Duarte) ter uma produção que sustentasse a marca, e em 2021 o Duarte juntou-se a 100% à FLO. e começámos a nossa produção (à séria). Desde aí trabalhamos para que seja uma marca o mais completa possível, em que todos os serviços se completam e em que trabalhamos para que a FLO seja o universo de flores.

O que é exatamente a FLO e qual é o seu propósito?

Madalena: A FLO é uma marca de flores sustentável que valoriza todo o ciclo de vida da flor e que quer criar o hábito de ter flores em casa, de todas as formas e em todas as ocasiões.

Como é que se desenvolve um projeto baseado na sustentabilidade?

Madalena: Com muita persistência. Porque a procura por fornecedores vai ser muito mais difícil e as alternativas de materiais mais limitadas.

Duarte: No caso da produção trabalhamos mais com a Natureza para que seja ela a ajudar-nos no controlo de pragas e fungos, porque não utilizamos pesticidas. Trabalhamos de forma preventiva e regenerativa.

FLO.

FLO.

Quais são as técnicas sustentáveis que usam?

Duarte: No campo utilizamos uma conciliação de agrofloresta com floricultura. Um sistema agrícola que nos permite, com linhas de árvores intercaladas com as flores, captar mais humidade no solo, criar mais matéria orgânica proveniente de folhas e ramos das árvores e desenvolver um ecossistema autóctone. Este ano começámos a utilizar palha e estilha de madeira nas linhas de flores como forma natural de prevenir o crescimento de ervas no meio das flores e de manter a humidade do solo por muito mais tempo. E, na verdade, estamos a trabalhar com canteiros de permacultura (que ficam sempre), em que a própria palha, estilha e restos de flores são a matéria orgânica.

Madalena: No caso dos arranjos, por exemplo, não utilizamos espuma floral (um material muito poluente e que não tem como ser reciclado ou reutilizado). Trabalhamos com mecanismos alternativos que desenvolvemos.

Quais são os bestsellers da marca?

Madalena: Flower showcase, sem dúvida e, no Natal, a Christmas in a Box, um kit para fazer uma coroa de Natal, ideal para os miúdos. Escusado será dizer que este Natal vamos voltar a ter.

 Para além da venda de flores, fazem mais algum tipo de serviço?

Madalena: Fazemos decoração de casamentos (bouquet, mesas, igreja…) e de eventos corporativos durante a nossa época de flores frescas. Temos um serviço de personalização dos nossos produtos, seja para empresas, press kits ou datas comemorativas.

 Duarte: No campo, temos workshops, cursos particulares e consultoria para outros projetos.

FLO JARRAS E FLORES FRESCAS (2)

FLO.

Como podem as pessoas adquirir os vossos produtos?

Madalena: Os produtos podem ser adquiridos no nosso site – www.weare-flo.com – ou no nosso corner em Lisboa (Rua da Misericórdia 68). Para decoração de casamentos, e eventos, através do nosso email, em info@weare-flo.com . Estamos sempre disponíveis pelas redes sociais também. Até ao final de agosto, todos os sábados na Comporta no mercado de produtores da Comida Independente. Das 10h às 14h.

Quais são, neste momento, as maiores dificuldades que encontram?

Duarte: Somos só dois e por isso não conseguimos, com muita pena nossa, chegar a todos os mercados, lojas, casamentos que nos procuram. As nossas flores são limitadas e especiais, e queremos que assim se mantenha. Cada design, cada decoração, queremos dedicar-nos e que sejam únicos.

Madalena: Sem dúvida, preparar com antecedência novos produtos, campanhas, conteúdo. Não conseguimos ainda ter organização para preparar tudo com a antecedência que gostaríamos.

FLO

FLO.

Quais os próximos passos e os maiores objetivos?

Madalena: Estes próximos anos vão ser importantes para consolidar a nossa marca como alternativa sustentável para decorações de casamentos ou eventos corporativos. E não só para eventos, queremos que os clientes tenham cada vez mais preocupação em saberem de onde vêm as suas flores, e que criem o hábito de ter flores em casa, não só nas ocasiões especiais. No caso da loja online, vamos aumentar a nossa oferta, criar uma linha com produtos com edições limitadas e únicas, e começar a ter produtos mais técnicos – tesouras, material de campo, mecanismos sustentáveis de flower design.

Duarte: Vamos também intensificar os workshops e criar minicursos mais completos

Como vêem a FLO daqui a 10 anos?

Madalena: Vejo a FLO como uma referência de floricultura e flower design, não só a nível nacional, mas internacional. Queremos criar um universo de flores completo, com o nosso cunho, sem nunca perder a sustentabilidade e economia circular. Que, cada vez que um cliente pensa em flores, pensa na FLO. Teremos não só a componente de decorações e produção, mas também um catálogo de produtos online muito mais completo, com várias marcas e com tudo o que é preciso para começar no mundo da floricultura, ou simplesmente, para encontrar o presente perfeito para aquela amiga que adora flores. E quem sabe, um universo FLO. físico também.

Veja mais em Lifestyle

PUB