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Joana Vasconcelos no Palácio de Queluz

Recebi o convite para assistir à inauguração da nova exposição de Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda e lá fui eu. Voltei de boca aberta.

Apesar de já ter visto a exposição no Museu Coleção Berardo, há uns anos, esta é maior e mais ‘suculenta’.

Além dos mais conhecidos, como o par de sapatos ‘Marilyn’, ‘Coração Independente’, ‘A Noiva’ ou o ‘Jardim de Éden’, que aqui foi reinterpretado para conter as letras M e P, de Maria Pia, a artista plástica criou 11 novas peças para este espaço, como a vespa ‘Maria Pia’, no quarto da rainha, o caranguejo ‘Amélia’, ou o ‘Vitrail’, no quarto do rei, esta última peça feita em colaboração com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre. Há ainda obas exibidas, pela primeira vez, no nosso país, como o ‘Lilicoptere’ ou a ‘Perruque’.


Num total de 38 peças, esta é a maior exposição de Joana Vasconcelos, que a artista conseguiu montar, com a ajuda da equipa do Palácio Nacional da Ajuda e da Everything is New, no tempo recorde de 5 meses. Para ter uma ideia deste – minúsculo – prazo, digo-lhe que a mostra no Palácio de Versailles, em Paris, uma das mais vistas de sempre naquele museu, e que tinha apenas 17 peças, levou um ano e meio a ser produzida e montada.

Além do número de peças, é importante realçar que, no caso do Palácio Nacional da Ajuda, todos os móveis e peças são os originais, enquanto que, em Paris, todas as peças são réplicas, devido à destruição na altura da Revolução Francesa.

Vale a pena percorrer as salas deste enorme e riquíssimo palácio lisboeta e perceber que é o cenário perfeito para acolher as peças de Joana Vasconcelos.

POR

H.A.P.

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