[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Josefinas contra a violência doméstica

You Can Leave é como se chama a nova coleção da Josefinas em parceria com a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

A marca portuguesa acaba de lançar três pares de sapatilhas, que simbolizam o combate à violência doméstica e cuja inspiração partiu das etiquetas do vestuário. “Tal como uma peça de roupa trivial, parece tornar-se essencial que cada ser humano venha com uma etiqueta de ‘como cuidar’ para que não seja destruído por outra pessoa. As três sapatilhas You Can Leave partilham cinco símbolos que mostram como cuidar, e estão impressos para que ninguém se esqueça que numa relação, que deveria ter por base o amor, o cuidado e o respeito mútuo, não há lugar para violência, culpa, vergonha, intimidação ou controlo”, explicam as responsáveis pela marca nacional que anda a correr o mundo.

A etiqueta You Can Leave da Josefinas dá destaque ao número de mulheres vítimas de violência doméstica, à faixa etária onde é mais suscetível de acontecer e à quantidade de mulheres que vivem em países onde abusos domésticos não são considerados crime. A etiqueta também mostra os “cuidados a ter” por via dos símbolos: não há lugar para a violência, culpa, vergonha, intimidação ou controlo.

Nas sapatilhas Leave, o Código QR está escondido, simbolizando uma relação onde existe violência doméstica, onde se vive no silêncio e na vergonha. Até abandonar o agressor de vez, em média, a vítima precisa de 5 a 7 tentativas. Por isso, junto ao Código QR encontra-se uma mensagem de esperança: You Can Leave – poderá não ser à primeira tentativa mas, numa dessas vezes, a vítima conseguirá libertar-se e abandonar o ofensor definitivamente.

A violência doméstica é um crime de género, na grande maioria das vezes silencioso. Em Portugal, 14 mulheres por dia são vítimas de violência doméstica.

Com a coleção You Can Leave, em parceira com a APAV, a Josefinas propõe-se a ajudar 5 mulheres em risco, durante um mês, por cada par vendido.

Durante um mês, 5 mulheres vítimas de violência doméstica acolhidas em Casas Abrigo da APAV vão ter acesso, além de casa e alimentação para si e para os seus filhos, apoios psicológicos, jurídicos e sociais de modo a conseguirem dar início a uma nova vida, sem abusos.

A APAV é uma instituição sem fins lucrativos, que apoia vítimas de crimes, seus familiares e amigos, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.

As sapatilhas têm um PVP de €298

Créditos: Josefinas

Veja mais em Lifestyle

PUB