[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Lanche à Bastardo

2 de 2

Regressando ao carrinho de chás, ouço atentamente as opções, mas são tantas! Ali, os chás são meticulosamente aconselhados, tal como o vinho, para as diferentes pastelarias. Se a enorme variedade de ervas e tisanas não agradar ou estiver indecisa, pode ir diretamente à fonte. Nas varandas do restaurante, há uma pequena horta com plantas e flores que servem de base aos pratos, aos chás e às bebidas.

Se preferir outras bebidas quentes, pode escolher um “pantagruel e café com espuma de chocolate”, “Ovomaltine, o chocolate old school” ou um “café com susto”, com bagaço.

Entretanto, à mesa já chegaram os petiscos. Sim, há petiscos na carta da tarde do Bastardo, a funcionar entre as 15h e as 19h30. Divido o olhar entre os “pastéis de bacalhau e saladinha”, os “legumes assados, quinoa e tofu” e o “porn burguer com batatas fritas” e provo um pouco de cada. Não me lembro de alguma vez ter comigo uns pastéis de bacalhau tão suculentos (desculpa, avó!). As promessas para um regresso? A “tábua de enchidos com pera bêbeda” e o “croque senhora”.

Espreito a rua Augusta, e nesse momento as luzes natalícias iluminam-se. Quando entrámos nos doces, a fome já não era muita, mas a gulodice sim. Se achei complicado resistir à “fatia dourada, fruta e vinho do Porto”, foi totalmente impossível escolher apenas algumas das opções da “viagem com Catarina de Bragança”, com vários bolinhos delicadamente apresentados num prato de três andares. E também não resisti aos genuínos “Scones, manteiga e doce”.

Tal como um filho ilegítimo do rei, o Bastardo comporta-se, mas deixa aparecer sempre uma ponta de irreverência. No fim, acabo por perceber que é assim em tudo: na decoração, na carta, na gastronomia, na apresentação, no atendimento. É essa carta fora do baralho que lhe dá charme.

Passo os olhos pela carta uma última vez, para me divertir de novo com a originalidade dos pratos. Na última página, vejo, nas “histórias da nossa infância”, o “vinho quente na chaleira”. Foi a última tentação daquela tarde. Saí com a promessa de voltar (muito) em breve. Só ainda não decidi em que momento do dia: se ao almoço, se de novo ao lanche ou se ao jantar.

Detalhes:

Rua da Betesga, nº3, Lisboa.

Tel.: 213 240 993.

Imagem de destaque: Restaurante Bastardo.

2 de 2

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB