[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Lisboa é a cidade europeia mais ‘cool’? A CNN diz que sim

O canal norte-americano volta a dar destaque à nossa capital, enumerando 7 argumentos que fundamentam a sua preferência. A gastronomia e a ironia são dois deles.

A capital portuguesa, que tem estado nas bocas do mundo, recebe, a cada dia, mais e mais turistas. Numa atualização a um texto publicado em 2014, a CNN afirma que Lisboa pode mesmo ser a cidade mais ‘cool’ da Europa, apontando sete razões que justificam a escolha.

Da gastronomia à arquitetura, passando pela arte e pelas praias, eis a lista dos principais elogios feitos a Lisboa:

Vida noturna

“Uma vida noturna que pode ultrapassar a de Madrid”. É assim que o canal norte-americano caracteriza a noite da capital portuguesa, destacando o Bairro Alto, o Cais do Sodré, a Pensão Amor e a discoteca Lux, considerada pela CNN como “o rei dos superclubes em Lisboa”.

Gastronomia

Antes reconhecida pelas tascas e pelo bacalhau, Lisboa ocupa agora lugar nos guias da cozinha experimental, moderna e sofisticada. Neste ponto, o canal de notícias destaca José Avillez e os seus espaços de restauração, as bifanas e os típicos pastéis de nata.

A ironia

Neste terceiro aspeto é realçada a capacidade dos ‘alfacinhas’ ultrapassarem os tempos difíceis de austeridade com um mecanismo de defesa, a ironia, em vez de se vangloriarem dos seus feitos – o império e a gastronomia. Aqui, é citado ainda o poeta português Fernando Pessoa: “Tinha-me levantado cedo e tardava em preparar-me para existir”.

Castelos e praias

O canal norte-americano salienta também que a capital portuguesa é a região ideal para respirar o ar do Atlântico, apanhar sol e ondas. O destaque vai para os passeios de ferry e os golfinhos no rio Tejo, as praias – Cascais ou Estoril – a meia hora de comboio e ainda para as mansões e palácios da vila de Sintra.

Design contemporâneo

O design contemporâneo de Lisboa, caracterizado pela CNN como “fabuloso”, está patente em todos os recantos da cidade, desde os rótulos do vinho às peles elegantes, passando pelos interiores, que aliam o vintage ao moderno, e pelos edifícios. Neste ponto, o canal destaca a obra da Expo 98 e ainda o MUDE – Museu do Design e da Moda.

Arte

Tal como grandes cidades como Paris, Londres, Berlim ou Madrid, Lisboa possui também diversos museus para serem visitados. A CNN destaca a Fundação Gulbenkian, o Museu Berardo, o Museu de Arte Antiga e o Museu do Oriente.

As ruas da cidade

Por último, o canal noticioso refere-se às ruas da capital de Portugal como “fascinantes”: “Não há como ficar farto de andar por Lisboa”, lê-se.

Veja mais em Lifestyle

PUB