[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Livros de que os pais gostam

Ler para os filhos pode ser aborrecido. A não ser que os livros sejam bons também para os pais. E o que é que faz com que um livro seja bom para pais e filhos? Provavelmente o mesmo que faz com que um romance seja um bom livro. E o que é? As camadas.

Os livros são como o Shrek, como as cebolas, têm camadas e quantas mais tiverem, melhor. E há (muitos) livros para as crianças que, além de ilustrações bonitas, têm histórias que fazem rir os adultos, ou que fazem pensar, e que dizem verdades que os pais podem confirmar aos filhos. Exemplos?

‘O Menino no Sapatinho’ é um conto de Mia Couto ilustrado por Danuta Wojciechowska que nos fala de um menino tão pequenino e tão pobrezinho que dorme todas as noites no sapato do pai mas que, ainda assim, é muito amado pela família. Da Caminho.
‘Assim, Mas Sem Ser Assim’ foi escrito e ilustrado por Afonso Cruz, e mistura comunicação de encolher os ombros, com comida exótica e sopa. Da Caminho.
‘Este Livro Está a Chamar-te’ tem a chancela da Planeta Tangerina, o que, por si só, já é garantia de histórias simples e inusitadas. Este livro coloca perguntas constantes aos leitores, miúdos e graúdos.
‘Leo, o Gato e o Passarinho’ conta a história de Leontina, que, com 7 anos, se debate com a escolha de soltar o passarinho e nunca mais o ver ou deixá-lo fechado na gaiola. O texto é de uma beleza inegável, não só pela história como pela forma como ela é contada. Da Presença.
‘Os Três Porquinhos’ traz um carrossel de histórias, as ilustrações são engraçadas e o texto é de chorar a rir, sobretudo para os adultos que sabiam uma versão bem mais tétrica e assustadora do que esta. Será que o lobo só estava a jogar à apanhada? Da Edicare.

Imagem de destaque Monsoon, PRShots

Veja mais em Lifestyle

PUB