[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mental Idade de Diogo Machado e Eime

O desafio foi lançado: pintar um mural num dos hospitais psiquiátricos de Lisboa. O projeto, que resulta de uma colaboração entre a Galeria de Arte Urbana de Lisboa e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), pretende promover a street art e o grafitti na nossa cidade.

Este mural, criado por Diogo Machado (um dos nomes em quem apostamos para os próximos anos, na edição de aniversário, 145, capa de abril, nas bancas) e Eime, apresenta uma imagem sem rosto, apesar de estar inserido na segunda fase deste projeto, que leva o nome de ‘Rostos do Muro Azul’.

“Eu e o Eime fizemos uma peça que é curiosamente o contrário: aposta na mensagem e na imagem sem rosto. Desta forma, é feita uma ligação com o muro exterior e o local (CHPL), não ofensiva, mas ativista, que chama a atenção e alerta; com o rosto tapado, aquela figura pode ser cada um de nós. Uma mensagem com mentalidade e um apelo à idade mental”, conta-nos Diogo Machado.

Este designer trabalhou a parte do texto, da mensagem, o padrão e o ‘neo-azulejo’, enquanto Eime se focou na figura central, naquela que foi a primeira colaboração entre os dois e que, dado o resultado muito positivo, será certamente a primeira de muitas.

Mas para criar um trabalho deste género, que é feito no exterior, muitas são as peripécias que podem suceder. E a chuva, que tem caído nas últimas semanas, e que caiu quase sem parar entre 7 e 10 de março, quando foi criado o mural, foi a ‘pior inimiga’ dos artistas. “Ossos do ofício! Tivemos de, muitas vezes, mandar umas corridas para nos abrigarmos da chuva e passámos algum tempo a conversar dentro do carro porque a chuva não nos deixava trabalhar. No penúltimo dia, parei o carro praticamente em cima do local que estávamos a pintar, muito mal parado, para poder guardar lá todos os stencils para não ficarem no chão, a chuva. Mas, com mais ou menos chuva, lá fomos pintando”, recorda Diogo.

ADD FUEL + EIME | MENTAL IDADE from addfueltothefire on Vimeo.

Vídeo, edição e câmara Hugo Jesus


Uma vez que a permanência deste tipo de trabalhos depende muito das condições atmosféricas, não deixe de passar por lá. Fica nas traseira do Hospital Júlio de Matos, localizado na Avenida do Brasil, em Lisboa.

POR

H.A.P.

Veja mais em Lifestyle

PUB