[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres com Atitude: “Adopt Bag”, de Cátia Bertelo

No “Mulheres com Atitude” desta semana trazemos-lhe o projeto Adopt Bag, de Cátia Bertelo.

A Adopt Bag nasceu em 2014, quando Cátia estava a viver em Barcelona e tinha acabado de tirar um curso de Marketing nos Estados Unidos.

“Durante os meses que vivi em Nova Iorque, conheci muitas pessoas (a maioria colegas de turma) que, além do seu trabalho full-time, também se dedicavam a projetos pessoais nos seus tempos livres. Achei essa ideia maravilhosa!  Havia muita gente a fazer isso, o que me incentivou ainda mais”, conta Cátia Bertelo, fundadora da marca Adopt Bag.

Durante esse ano foi pensando como poderia criar a sua marca de produtos e ao mesmo tempo ajudar os animais, uma das suas grandes paixões. Foi então que teve a ideia de criar a Adopt Bag: “Adopt” porque incentiva a adoção e “Bag” porque tudo começou com uma tote bag.

Adopt Bag

Adopt Bag

Adopt Bag

A Adopt Bag tem dois grandes propósitos: sensibilizar as pessoas para a importância da adoção de animais abandonados e ajudar a Associação Projecto Java com a doação mensal de alimentos para os animais que acolhem.

Muitas vezes também conseguem ajudar outras associações com envios de produtos. Nestes casos, 100% do valor do produto vai para a associação.

Além disso, a Adopt Bag é uma marca muito significativa porque as pessoas sabem exatamente o impacto que estão a ter quando compram qualquer um dos seus produtos. “Por exemplo, se comprarem uma trela e uma t-shirt, estão a garantir a alimentação de um animal durante 1 mês. É espectacular! É também um ótimo presente para oferecer aos amigos e familiares que se identificam com esta causa”, afirma a fundadora.

Mas que produtos é que podemos adquirir na Adopt Bag?

Tote Bag Mirtilho. Adopt Bag

Tote Bag Mirtilho. Adopt Bag

A Adopt Bag tem uma linha de roupa e tote bags vegan. Esta linha de vestuário e malas tem um design maioritariamente feito por Cátia, mas também acontece comprar desenhos feitos por outros artistas. Por exemplo, a tote bag Mirtilho é da artista Tina Sinuda, que vive atualmente no Porto e, por quem, Cátia tem uma grande admiração.

Já a linha infantil é toda desenhada pela filha de Cátia, que tem 10 anos. Para além destes produtos, lançaram há pouco tempo uma linha de trelas feitas em algodão.

É importante, ainda, referir que todos os produtos da Adopt Bag são feitos em materiais sustentáveis como algodão orgânico e poliéster reciclado, e todas as roupas são certificadas pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), GOTS e Fair Trade.

Todos estes produtos podem ser adquiridos através do site, em www.adopbag.com, e em alguns mercados pontuais em Lisboa.Têm também atualmente produtos nas lojas físicas @Homy_pt (Estoril), @oliver_baguera (Setubal) e @funfetti.studio (Povoa do Varzim).

Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

Cátia Bertelo, fundadora da Adopt Bag

Cátia Bertelo, fundadora da Adopt Bag

Cátia Bertelo nunca pensou em si como uma pessoa empreendedora. Sempre teve um trabalho full-time, mas a sua experiência no FIT (Fashion Institute of Technology), em Nova Iorque, despertou a vontade de realizar um projeto próprio.

“Desde que criei a Adopt Bag tive a oportunidade de conhecer inúmeras pessoas com projetos próprios, algumas em part-time e outras com dedicação total e que vivem desses projetos, e sinto que o vetor comum é o facto destes projetos nos permitirem sentir mais realizadas e felizes”

E apesar de ser sempre um desafio lançar um novo projeto, especialmente numa área tão competitiva e dominada por grandes marcas, Cátia diz-nos que sempre teve o apoio da família, das amigas, de clientes/seguidoras e da Associação JAVA. Todos fazem parte da Adopt Bag.

“E quando isso acontece, tudo se torna mais fácil porque as voluntárias enviam-me fotos dos patudos, as clientes partilham a sua experiência nas redes sociais e a família e os amigos dão ideias e aquele suporte que precisamos para nunca deixarmos de acreditar em nós”

Com a missão de vender produtos de qualidade, que respeitem o meio ambiente e que ajudem os animais, Cátia Bertelo pretende no futuro que a Adopt Bag cresça e que assim possa ajudar cada vez mais associações para além da JAVA. 

Veja mais em Mulheres com Atitude

PUB