[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres com Atitude: “Velhas Bonitonas” de Maria Seruya

Velhas Bonitonas é o terceiro projeto da rubrica “Mulheres com Atitude”.

Foi em 2016 que Maria Seruya iniciou, espontaneamente, uma coleção de caras de mulheres velhas anónimas e imaginárias que faziam com que se sentisse bem consigo própria. “Mesmo sendo algo que fazia para mim, a coleção teve um impacto muito forte em outras mulheres também anónimas, mas reais”.

A partir daí, o projeto ganhou vida e voz, sob o nome de “Velhas Bonitonas”. Um projeto que retrata mulheres tal como são, mesmo que não existam.

“Eu apenas me deixei ir e lhe dei pernas para andar. Assumi assim esta missão de ser artista motivacional do envelhecimento feminino e hoje dedico-me em tudo o que dou vida a inspirar mulheres anónimas e reais, de todas as idades, a apaixonarem-se pelo seu processo de envelhecimento”, afirma Maria.

Velhas Bonitonas

Se já sabemos como nasceu, queremos agora perceber no que consiste exatamente.

Maria começa por explicar que “a chave do projeto é o empoderamento feminino com foco no envelhecimento e através da arte”.

(c) Maria Seruya

(c) Maria Seruya

A base é a pintura, mas a personalidade do projeto é multidisciplinar. Materializa-se sob a forma de exposições temáticas, produtos motivacionais, workshops de empoderamento, intervenções activistas e acções de responsabilidade social, entre outros. O que é comum a todas estas intervenções é a desmistificação do envelhecimento feminino, que são dinamizadas através de parcerias, projetos e ligações com pessoas de várias áreas.

“A missão do projeto é empoderar mulheres de todas as idades, na forma como encaram o seu envelhecimento, inspirando-as a ter mais confiança e atitude, a sentirem-se bem na sua pele, no poder das suas rugas”, afirma Maria

(c) Maria Seruya

(c) Maria Seruya

Para perceber, esta mulher inspiradora e empreendedora, durante cinco anos foi estudar Psicogerontologia, criou parcerias com especialistas de várias áreas dando origem a workshops de empoderamento feminino, produtos motivacionais, realizou várias exposições, participou em muitas conferências, desenvolveu relações com associações de envelhecimento, criou uma ação de responsabilidade social, durante a pandemia através da arte. Uma lista longa, que nos inspira e fascina.

Para além do Velhas Bonitonas

Pegando no Velhas Bonitonas como ponto de partida, Maria conseguiu desenvolver imensas coisas, entre elas está o vinho “AS VELHAS”, em parceria com a Ana Rocha da marca de vinhos Morais Rocha, cujo conceito é “o de que nós mulheres, com o tempo quase sempre ganhamos qualidade”. Para além disso, Maria afirma que um dos projetos de empoderamento mais marcantes são os “Retratos de alma”– retratos personalizados para mulheres reais e tratam-se de pinturas, mais uma vez imaginárias (como todas) e que retratam não o físico mas a alma de cada mulher. O resultado é sempre uma Velha Bonitona.

“Uma co-criação entre mim e cada mulher onde juntas viajamos até à melhor versão de si em velha e através dos seus olhos e da minha criatividade, crio uma imagem empoderadora que vai servir de lembrete daquilo que cada mulher imaginou para o seu envelhecimento de sonho”, afirma Maria.

Como é que pode adquirir a sua Velha Bonitona ou o seu Retrato de Alma?

A primeira abordagem é igual tanto para a aquisição dos quadros e posters das Velhas Bonitonas e dos Retratos de Alma. Basta enviar mensagem privada pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e, posteriormente, a Maria combina um breve telefonema ou envia uma apresentação por email para clarificar todas as dúvidas que possam existir.

Quanto à aquisição em si, para adquirir os quadros já realizados das Velhas Bonitonas pode comprar na plataforma da casa alegre, em www.casaalegre.com. Para adquirir os Posters pode adquirir na loja Cais 16, no centro histórico de Cascais. Para além disso, pode ainda optar por comprar diretamente com a Maria.

(c) Maria Seruya

(c) Maria Seruya

Quanto aos Retratos de Alma, o processo já é outro. Como estas são pinturas de Velhas Bonitonas criadas individualmente para cada Mulher, é necessária uma colaboração com a cliente. Ou seja, é através dos seus olhos e da criatividade da Maria que se chega ao resultado final.

Portanto, uma vez feita a encomenda, a Maria aprofunda o perfil da Mulher a quem se destina o Retrato de Alma. Mais do que retratos físicos, com recurso a fotografias, o material com o qual trabalha é, acima de tudo, a palavra, a criatividade e a visualização. Por isso, criou as SESSÕES DE EMPODERAMENTO, que são sessões de visualização, por telefone, de 30 a 60 minutos. Nesta sessão orienta cada mulher a experimentar estar mesmo na pele da sua Velha Bonitona. Se a encomenda for uma homenagem a outra mulher é oferecida em formato de voucher para que a Maria consiga trabalhar diretamente todo o processo com a mulher a quem é oferecido o Retrato de Alma.

Depois de aprofundado o seu perfil, procede à realização da obra. Esta realização é da sua imaginação e autoria e entregue quando acabada. As entregas variam conforme o número de encomendas.

Atelier de Maria Seruya (c) Teresa Aires

Atelier de Maria Seruya (c) Teresa Aires

Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

Maria Seruya é uma mulher lutadora, generosa e que adora pessoas e transmitir-lhes boas energias. É extremamente intensa e adora rir às gargalhadas.

(c) Maria Seruya

(c) Maria Seruya

É artista motivacional e dedica-se, como já percebemos, a empoderar mulheres de todas as idades , através da arte,  a sentirem-se bonitonas no seu processo de envelhecimento. E como dizem as Velhas Bonitonas: “Ousamos ser quem somos, sem complexos nem culpas”.

Apesar de nunca se ter imaginado a ser empreendedora, sempre se sentiu uma executante. Hoje, sente que está exatamente onde deveria estar, a trabalhar com a mesma paixão do início, cada dia a desenvolver mais caminhos e realizações de novas ideias. Um caminho que estava destinado, porque, aliado ao esforço e trabalho, tudo foi fluindo. Como tudo na vida, teve altos e baixos, mas a sua paixão por realizar os vários passos do caminho, o trabalho árduo, a persistência e o apoio de todos, ajudou-a a ultrapassar todos os momentos menos bons.

“Desde o início que sou extremamente ativa e apaixonada por encontrar novos caminhos e realizar novas ideias, e nunca nunca parei. Entreguei-me mesmo de corpo e alma nestes 5 anos, e isso só trouxe coisas boas e pessoas boas à minha volta. É um caminho de empreendedorismo, como disse, de muito trabalho individual mas ao lado de muitas parcerias que fizeram toda a diferença, e em conjunto também com todas as Mulheres incríveis participantes, seguidoras, clientes, amigas – BONITONAS – que deram alma a este projeto. Sozinha não teria feito nada nem seria nada a mesma coisa”, afirma Maria

E o que é que o futuro reserva?

Maria começa por dizer que pretende estar neste caminho e neste projeto sempre e conseguir ir melhorando ainda mais a qualidade à medida que vai aprendendo mais. Este projeto, é como nos diz, o seu bebé, mas em Velhas e Bonitonas.

(c) Maria Seruya

(c) Maria Seruya

“Pretendo ser uma Artista Motivacional com extrema qualidade, em tudo o que faço. Com o objetivo máximo de empoderar todas as mulheres com mais qualidade na missão que tenho para com elas”, afirma.

Pretende continuar a  desmistificar as ideias preconceituosas associadas ao envelhecimento. Pretende internacionalizar-me e realizar mais pinturas, produtos, workshops, eventos, serviços, ações sociais e parcerias inovadoras. Tudo com mais qualidade do que aquela que já tem.

“E pretendo em tudo o que der vida motivar ao máximo mulheres de todas as idades a estarem de bem com a vida e com seu envelhecimento”

Veja mais em Mulheres com Atitude

PUB