[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres com Atitude: Color Square, Inês e Teresa

Teresa e Inês, mãe e filha – “em que a mãe já é avó e a filha já é mãe…”-, criaram uma concept store “eco friendly”, a Color Square, com o objetivo de trazer alternativas sustentáveis e didáticas que afastassem as crianças dos ecrãs e estimulassem a criatividade, assim como o free play.

Color Square

Contribuir para que as crianças cresçam de forma livre e criativa, mas conscientes do seu papel no futuro e que consigam transformar este mundo num mundo melhor”, é a grande missão da Color Square.

Por isso, no site da concept store encontra vários produtos: Brinquedos didáticos em madeira e outras materiais reciclados; Arts&crafts que possam substituir o tempo em frente aos ecrãs e desenvolver a parte mais artística que naturalmente as crianças têm; Livros (em inglês) para estimular atividades na natureza e viagens, livros com temas sensíveis para criar crianças mais empáticas e com uma mente aberta para a diversidade, e ainda livros que ajudam na saúde mental; Jogos e brinquedos de construção que possam reunir a família num ambiente de cumplicidade e partilha.

No entanto, nem só de brinquedos vive a Color Square. A loja está prestes a lançar uma marca própria de roupa feita em algodão orgânico e fibras recicladas, produzida em Portugal. A linha de roupa não tem estação do ano, é gender free e “produzida em batches pequenos para minimizar o desperdício sem a ‘loucura’ e pressão das coleções”. Para além disso, vai contar com “Artist Editions”, ou seja, com os padrões criados por um artista/ilustrador português convidado.

Com cerca de 30 marcas diferentes, desde europeias a australianas, nesta concept store online encontra marcas como Makedo, Kitpas, Eperfa, Moon Picnic, Grapat, Nahthing Project, entre outras.

Como uma média de preços entre os €28, pode adquirir qualquer um destes produtos no site, em colorsquare.net

Mas se me perguntar o que é que torna a marca diferente, é sem dúvida a curadoria que fazem das marcas que têm na loja. São todas selecionadas de forma muito criteriosa, em relação aos valores de sustentabilidade, diversidade, durabilidade e o estímulo que vão dar aos mais pequenos. E isto, aplica-se também à marca de roupa que vão lançar.

Por detrás de um grande projeto, estão duas grandes mulheres

Inês e Teresa

Inês e Teresa

Teresa, a matriarca, tem 63 anos, é farmacêutica e começou o seu percurso profissional na farmácia da família. Após quase duas décadas mudou radicalmente e entrou na indústria cosmética, onde foi diretora geral de uma grande marca cosmética de farmácia.

Esta mãe, que já é avó,  é apaixonada pela natureza e ao longo dos últimos anos a sua preocupação com o nosso planeta e com o que comemos tornou-se uma prioridade na sua vida.  Na sua quinta na Serra da Estrela,  tem uma horta e um pomar biológico e consoante o que a terra oferece nas diferentes estações do ano , transforma frutos e legumes em doces,  compotas e outras iguarias para toda a família e amigos. Da paixão pelo tricô, que herdou da sua avó paterna , e do pedido dos netos para fazer camisolas para os seus peluches, surgiu um dos produtos da Color Square: camisolas feitas à mão para bonecos.

Inês, a filha,  tem 39 anos, estudou gestão, mas foi o marketing que a conquistou. Trabalhou durante 15 anos em empresas multinacionais na área da cosmética, em Marketing, em Vendas e lançou diferentes marcas. É mãe de 3 rapazes, entre os 3 e os 8 anos. Desde sempre que adora viajar – a sua fonte de inspiração – e ser mãe nunca foi um impedimento. Revela-nos, até, que as viagens com os miúdos são ainda mais especiais. Vive no centro de Lisboa, mas cada vez mais precisa de campo para “respirar”. 

Trabalhar no mundo corporativo, durante muitos anos, é um traço em comum entre as duas. E apesar do bichinho do empreendedorismo já lá estar semeado, foi com a pandemia, mais precisamente nos últimos 3 anos, que ambas sentiram vontade de criar algo de raiz, diferente e com uma forte componente ambiental. E apesar de ainda estarem no início, ambas revelam que uma das suas preocupações é ter “consumidores felizes e satisfeitos…queremos ir step-by-step”.

E o que é que o futuro reserva?

Com muitos sonhos e projetos em mente, o próximo passo de Teresa e Inês é o lançamento da marca de roupa. 

Dizem-nos querer, em 2023, abrir uma loja física em Lisboa com muitas novidades. Pretendem ainda tornar a marca Color Square internacional “para que crianças de todo o Mundo possam ter brinquedos e roupas da nossa loja.”

Para o futuro, fica a promessa: Vamos continuar a trabalhar para desenvolver a nossa marca Color Square. E não menos importante desenvolver projetos com a comunidade e as crianças sobre sustentabilidade e proteção do ambiente, assim como o estímulo das atividades artísticas”.

Veja mais em Mulheres com Atitude

PUB