Amigas de longa data, Sara Salvador e Tânia Santos Silva juntaram o espírito empreendedor e a paixão por ideias com impacto para lançar, em 2024, a Maiswim. A marca, que nasceu da vontade de “transformar um desconforto pessoal num movimento coletivo”, começou por apresentar opções de swimwear menstrual. Atualmente, encontra também peças de roupa, acessórios e um protetor solar – lançado este ano.
“Juntas, equilibramos visão criativa e estratégia de negócio com paixão, dedicação e muito sentido de humor”, afirmam Sara Salvador e Tânia Santos Silva, fundadoras da Maiswim.
Maiswim
Do ódio partilhado por tampões e da vontade de resolver o desconforto e a limitação que a menstruação (ou outras perdas) podem causar, especialmente no verão, Sara e Tânia decidiram que era tempo de agir e criar a Maiswim.
Ao contrário de outros países, como a Austrália ou os Estados Unidos da América, em Portugal havia praticamente zero oferta de swimwear menstrual.
“Vimos aí uma oportunidade de criar algo novo, necessário e transformador. Mais do que moda de banho, criámos liberdade”, contam as fundadoras.

Além do clássico fato de banho – o best-seller da marca é o Riviera Swimsuit, um fato de banho com tecnologia leak-proof integrada, disponível em navy blue e preto –, a coleção de swimwear apresenta biquínis com cortes elegantes e modernos. Aqui, as partes de cima e de baixo são vendidas separadamente, para “melhor se adaptarem a cada corpo”.

O swimwear da Maiswim apresenta um sistema de proteção de quatro camadas que absorve, bloqueia e previne fugas. A ideia é que se possa ir à praia ou à piscina “mesmo com menstruação ou perdas leves de urina”.
Fora da roupa de banho – mas ainda inspiradas pelo universo do verão –, a marca apresenta ainda t-shirts, calções, bonés, lenços, bolsas e toalhas de praia. Este verão, lançaram um protetor solar mineral, em stick, transparente e com cor.

Embora não tenham uma loja em nome próprio, a Maiswim está presente em alguns pontos físicos selecionados, como o Core Collective, em Lisboa; a The Edit Store, no Dubai; o Hotel Casa Mãe, em Lagos; e, em breve, em várias unidades do grupo Octant Hotels, de norte a sul de Portugal. Além disso, estão sempre à distância de um clique no site oficial da marca, em maiswim.pt.
“Escolhemos sempre espaços que partilhem os nossos valores: bem-estar, sustentabilidade e design”, comentam Sara e Tânia.

Sendo esta uma marca de causas, é um desejo das fundadoras criar uma comunidade. “Uma tribo de mulheres motivadas pela liberdade de movimento e pela consciência de si mesmas, com respeito pelos ciclos e pelo planeta.” Pretendem, com isto, normalizar a menstruação, quebrar tabus e descomplicar o verão.
“A nossa missão é oferecer uma alternativa bonita, consciente e segura.”
Por detrás de um grande projeto, estão duas grandes mulheres

Com uma carreira desenvolvida entre Angola, Portugal e os Emirados Árabes Unidos, Sara Salvador tem forte experiência em comunicação estratégica, movendo-se com fluidez entre o mundo corporativo e o criativo. O seu trabalho é guiado por uma curiosidade profunda sobre sustentabilidade, bem-estar e a evolução do papel da mulher nos negócios e na cultura. Acredita que as ideias mais poderosas são aquelas que se ligam profundamente, se movem com graça e refletem algo verdadeiro. Sara é viciada em wellness, alongamentos e na descoberta de novos lugares e experiências.
Tânia Santos Silva conta com mais de 15 anos de experiência na gestão de comunicação corporativa entre Angola, Moçambique, África do Sul, Áustria, Emirados Árabes Unidos e Portugal. A sua carreira diversificada reflete uma fusão entre liderança estratégica e espírito empreendedor, com foco na inovação e acessibilidade, tanto em ambientes corporativos como criativos. É apaixonada por fitness, biohacking, moda, longevidade e carros.
Em comum, partilham a paixão pela praia – “de preferência daquelas desertas com serviço”, comentam –, comida saudável, viagens, desporto e conversas longas sobre saúde mental, saúde íntima e feminina, emoções, desejos e sonhos. Além disso, respeitam-se mutuamente e estão sempre a sonhar com o próximo projeto.
O que é que o futuro reserva?
Crescer “enquanto marca e enquanto tribo” são duas das ambições das fundadoras da Maiswim para o futuro.
Querem ainda reforçar a presença em pontos de venda selecionados, colaborar com marcas que partilham a mesma visão e continuar a inovar.
Neste momento, já se encontram a desenvolver novas soluções tecnológicas e a preparar uma nova linha focada no universo fitness. Por isso, em breve, terão novidades nesse segmento.
No fundo, Sara e Tânia querem que a Maiswim seja “mais do que uma marca de swimwear, uma referência no bem-estar feminino.”