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Mulheres com Atitude: FUN Cosmetics, Mónica Santos

Mónica Santos sempre acreditou que a beleza deve ser acessível a todos, não apenas um privilégio”. Em 2006 fundou a FUN Fashion e, agora, em 2024, devido a um reposicionamento estratégico para alinhar a marca com as principais prioridades – inovação, sustentabilidade e personalização da experiência do consumidor- alterou o nome para FUN Cosmetics. A distribuidora portuguesa de marcas internacionais de cosméticos oferece, assim, um novo conceito, “onde as tendências estão ao alcance do consumidor no exato momento em que ele as vê nas redes sociais”. Essence, Catrice, Geske, StylePro, Real Techniques e Revuele, são algumas das marcas que integram o vasto portfólio da FUN Cosmetics.

FUN Cosmetics

A FUN Cosmetics é uma distribuidora portuguesa de marcas internacionais de cosméticos, que oferece produtos de alta qualidade e experiências personalizadas, que promovem o bem-estar e a autoestima, de uma forma sustentável e acessível. 

Comprometidos em trazer tendências emergentes rapidamente ao mercado, oferecem um apoio aos seus parceiros segundo um modelo de negócio B2B. Rápidos a atuar e a enfrentar desafios, há uma relação de confiança, que permite à distribuidora ser mais do que “simples fornecedores, mas parceiros de verdade”, ao lado dos clientes em todos os momentos.

“Na Fun Cosmetics, estamos sempre prontos a inovar e a adaptar-nos, mantendo o compromisso de oferecer uma experiência de negócio única” Mónica Santos, Fundadora e CEO FUN Cosmetics.

A Essence é uma das marcas que trabalha com a FUN Cosmetics

A Essence é uma das marcas que trabalha com a FUN Cosmetics

Em setembro deste ano, a marca sofreu um rebranding. Mais do que uma “simples troca de nome”, a mudança de FUN Fashion para FUN Cosmetics foi, segundo a CEO e fundadora, “um reflexo da maturidade que a marca alcançou”. O novo logótipo reflete essa evolução e representa o compromisso da marca em ser sofisticada, acessível, e que se mantém na linha da frente da inovação tecnológica no setor da beleza.

“No início, tínhamos uma ligação à moda, mas rapidamente percebemos que a nossa expertise era na cosmética. Esta transformação foi mais do que uma simples troca de nome. Foi um reposicionamento estratégico para alinhar a marca com as nossas principais prioridades: inovação, sustentabilidade e personalização da experiência do consumidor”- Mónica Santos, Fundadora e CEO FUN Cosmetics

A Geske é uma das marcas que trabalha com a FUN Cosmetics

A Geske é uma das marcas que trabalha com a FUN Cosmetics

Atualmente, a FUN Cosmetics trabalha com marcas como essence, catrice, Geske, StylePro, Real Techniques e Revuele. Marcas que trazem soluções inovadoras e sustentáveis para os consumidores, sempre com foco em qualidade  e acessibilidade.

“No entanto, estamos sempre à procura de novas parcerias. Admiro marcas que estejam na vanguarda da tecnologia, que tragam algo disruptivo” – Mónica Santos, Fundadora e CEO FUN Cosmetics.

Em breve preparam-se para entrar em novos segmentos de mercado que “prometem ser revolucionários no setor da cosmética em Portugal”. Mais uma vez, segundo Mónica Santos, a “Fun Cosmetics estará na linha da frente dessa transformação”.

Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

Mónica Santos

Mónica Santos

Mónica Santos considera-se “alguém movida por uma vontade incansável de surpreender, inovar e transformar”. Empreendedora, mãe e mulher, uma combinação que acredita permitir-lhe liderar com autenticidade e paixão, não tem medo de arriscar e deseja inspirar e empoderar com quem ela se cruza. 

“No final do dia, acredito que o verdadeiro segredo para o sucesso está em nunca perder a paixão e o entusiasmo pelo que fazemos, com uma dose de ousadia, porque quebrar o convencional faz parte do meu ADN” – Mónica Santos, Fundadora e CEO FUN Cosmetics.

Movida por uma paixão profunda pela beleza e pelo poder transformador que esta tem, desde cedo, percebeu que o seu caminho não seria convencional e que teria de ser feito de teimosia, ousadia e, acima de tudo, resiliência. O seu percurso profissional começou com uma licenciatura em Relações Públicas e Publicidade, que lhe deu as bases para compreender o mercado e comunicar eficazmente. Em 2006, tomou a decisão que mudaria a sua vida: fundar a Fun Cosmetics. Um passo audaz, mas que fez sentido naquela altura. “Era o momento certo para criar algo diferente”.  Porém, para lidar com o sucesso, percebeu que era fundamental continuar a aprender e a crescer enquanto pessoa e profissional. Por isso, investiu num mestrado em Gestão Empresarial, que lhe deu uma visão mais estratégica do negócio, e, mais tarde, concluiu um Executive Program em E-commerce Management e uma pós-graduação em Inteligência Artificial aplicada aos negócios. Nos dias que correm, ainda é fundamental para Mónica desenvolver novas competências para se manter à frente num mercado tão dinâmico como o da cosmética.

“Acredito profundamente que o sucesso está na capacidade de nos reinventarmos, e isso aplica-se tanto à vida profissional como pessoal. No final do dia, liderar com autenticidade e uma vontade incessante de fazer mais e melhor são os valores que me guiam” – Mónica Santos, Fundadora e CEO FUN Cosmetics.

Enquanto empreendedora, um dos maiores desafios que encontra é o equilíbrio. Gerir uma empresa e uma vida pessoal ativa é, para si, uma “constante dança de prioridades”. Porém, com os anos de experiência, aprendeu que ter tempo para si “é essencial para estar bem e poder liderar com clareza”. Já na FUN Cosmetics é a constante inovação, o maior desafio que encontra. Num setor onde a tecnologia está a mudar a forma como se opera e conecta com os clientes, a adaptação rápida a essas transformações e a antecipação de tendências globais são vitais para se manterem competitivos. “A chave para o sucesso, seja no mundo dos negócios ou na vida pessoal, está na resiliência e na capacidade de manter a calma e a clareza em momentos de desafio”, afirma a fundadora e CEO.

O que é que o futuro reserva?

Sustentado por uma “visão clara de crescimento sustentável e inovação contínua”, o futuro da FUN Cosmetics é tão ambicioso quanto desafiador. Mónica Santos quer continuar a investir em tecnologia, sustentabilidade e na inovação, que sempre foi o diferencial da marca. “Pretendemos continuar a crescer com paixão, resiliência e uma dose de ousadia, mantendo-nos na linha da frente das tendências globais, sempre com o consumidor e o cliente no centro de tudo o que fazemos”, diz.

Atualmente a passar por uma reestruturação interna e prestes a mudar de instalações, o que permitirá expandir a capacidade logística e preparar a empresa para o futuro, a FUN Cosmetics prepara-se para entrar em novos segmentos de mercado, que estão a crescer exponencialmente a nível internacional. “Embora não possa revelar muitos detalhes neste momento, posso garantir que essas novas áreas de negócio serão verdadeiramente revolucionárias e continuarão a elevar os padrões da cosmética em Portugal”, conclui.

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