É atípico deixarmos sobras de bolo, mas quando se aproximam as festividades, as quantidades são exorbitantes e torna-se difícil dar conta de tudo… E os bolos são um desses casos particulares, que, apesar de deliciosos, perdem a magia no terceiro dia, se não fizermos nada de inovador com eles. Por isso, para evitar o desperdício trazemos-lhe três receitas para aproveitar as sobras de bolo.
Mini Charlotte com Mousse de Lima (2 unidades)
Pingo Doce
Ingredientes:
- 2 folhas de gelatina
- +/- 150g de sobras de pão de ló ou torta
- 50g de açúcar
- 2 gemas + 1 clara de ovos
- 100g de queijo Mascarpone
- 1 lima (raspa e sumo)
- 50g de frutos vermelhos
Preparação:
- Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria. Depois tape um dos lados de dois aros metálicos, largos e altos, com película aderente e coloque-os sobre um tabuleiro. Forre o fundo e as laterais com sobras de pão de ló, ou de torta, cortadas em fatias com um pouco menos de 1 dedo de espessura.
- Raspe a lima, esprema o sumo e reserve. Bata o açúcar com as gemas até obter uma mistura fofa e esbranquiçada, junte o Mascarpone e continue a bater, para ficar bem envolvido.
- Escorra a gelatina, derreta no microondas, junte-lhe o sumo de lima e adicione ao creme de queijo, mexendo bem.
- Bata a clara em castelo, envolva-a cuidadosamente no queijo, e distribua a mistura pelos aros. Leve ao frigorífico durante 2-3 horas, ou até solidificar. Decore com a raspa da casca da lima reservada e com frutos vermelhos.
Trifle de Chocolate com Banana (2 doses)
Pingo Doce
Ingredientes:
- 100h de chocolate preto
- 50ml de leite meio-gordo
- +/- 200g de sobras de bolo de chocolate ou brownie
- 1 banana descascada
- 250g de iogurte grego natural
- 20g Avelãs tostadas e grosseiramente picadas
Preparação:
- Rale o chocolate no crivo maior do ralador e reserve cerca de duas colheres de sopa. Derreta o restante com leite bem quente. Deixe arrefecer um pouco e reserve.
- Corte as sobras do bolo em pedaços e a banana em rodelas.
- Distribua os ingredientes em camadas por duas taças, ou copos largos, por esta ordem: pedaços de bolo, chocolate derretido, rodelas de banana e iogurte. Repita as camadas e leve ao frigorífico. Na altura de servir, salpique com as avelãs e o chocolate reservado.
Cake Pops (10 unidades)
Pingo Doce
Ingredientes:
- 250g de sobras de bolo
- ½ lata de leite condensado magro
- 2 c.de sopa de chocolate em pó
- ½ c.de sopa de manteira
- 100g de chocolate preto
- 2 c.de sopa de topping (granulado de chocolate, coco ralado, etc.)
Preparação:
- Numa panela, leve ao lume o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga e mexa sem parar, até a mistura se soltar do fundo da panela. Reserve para arrefecer.
- Desfaça o bolo para uma taça e verta por cima o preparado anterior. Misture bem até obter uma massa húmida e pegada. Leve ao frigorífico cerca de 4 horas.
- Retire do frio, forme pequenas bolas e leve-as novamente ao frio mais 30 minutos.
- Derreta o chocolate no microondas: vá tendo cuidado de marcar pequenos intervalos de tempo e de ir mexendo, de modo a que derreta sem ficar muito líquido ou queimar.
- Molhe a ponta dos palitos no chocolate, insira-os no centro das bolinhas e mergulhe-as no chocolate (ou, com ajuda de uma colher, regue-as com o chocolate). Polvilhe os cake pops com os toppings e espete-os num pote cheio de farinha ou açúcar, para que fiquem na vertical.
Estas três receitas foram retiradas do livro “Desperdício Zero. À Mesa com o Pingo Doce”, do Pingo Doce
Desperdício Zero à Mesa com o Pingo Doce (€14,99)