[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Nova aplicação facilita autonomia de invisuais

Criada no porto, a plataforma CE4Blind ajuda cegos a evitar situações de perigo.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveu uma plataforma digital móvel para ajudar as pessoas invisuais, ou com visibilidade reduzida, dando-lhes informações sobre o ambiente que os rodeia, as zonas consideradas perigosas e ainda pontos de interesse específicos.

Segundo avançam alguns meios de comunicação, este leque de tecnologias, criado no âmbito do projeto CE4Blind, resultou da parceria entre a Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, o INESC TEC e a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Formado por uma aplicação móvel, uma bengala eletrónica e ainda um módulo de visão por computador, que podem ser usados individualmente ou em simultâneo, este sistema integrado tem como intuito aumentar a autonomia dos cegos.

A inovadora bengala, que pode ser utilizada como as tradicionais, fornece alertas sobre o ambiente em redor, através de comunicação por Bluetooth com o software instalado no dispositivo móvel, sendo que a interação entre a app e o utilizador é feita através de voz e vibração.

Já o módulo de visão por computador permite a identificação de objetos do quotidiano, a leitura de texto e também a validação visual da localização do usuário.

Este sistema pioneiro funciona em ambientes onde foi previamente instalada uma rede de sensores, sendo muito útil em situações onde o utilizador pode ser colocado em perigo.

É de mencionar que esta linha de investigação, que começou em 2008, com o projeto SmartVision, depois Blavigator e, por fim, com o CE4Blind, foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Composta por um grupo de seis investigadores e professores do INESC TEC e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e um bolseiro, a equipa deseja agora instalar um demonstrador desta inovação num espaço público, para que esta possa ser avaliada, durante um longo período de tempo, por um vasto leque de usuários.

Veja mais em Sociedade

  • A C&A homenageia heróis da pandemia com uma doação de 17.400€

    A C&A reconheceu, através da campanha “Somos todos heróis”, lançada a 9 de julho, o trabalho altruísta de nove heróis do...

    LuxWOMANJulho 29, 2020
  • Mulheres inspiradoras

    A Evax junta três embaixadoras inspiradoras que pretendem incentivar as jovens mulheres a perseguirem os seus sonhos.

    Ana Almeida PiresJunho 17, 2020
  • Stylish!

    Já comprou os seus óculos de sol para o verão? A Mr. Wonderful tem a proposta ideal: a nova coleção de...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • Um piquenique ao pôr do sol…

    A sugestão é do Memmo Baleeira, de forma a assinalar o solstício de verão, que se assinala a 20 de junho....

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • As crianças e o vírus

    ‘Brigada Antivírus‘ é o nome do atelier educativo que o Museu da Farmácia coloca em prática e que ensina às crianças,...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 15, 2020
  • Junto da Natureza…

    Tem planos para os feriados de junho? A Quinta dos Machados – Nature, Love and Relax, turismo rural e spa, vai...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 5, 2020
  • À distância de um clique…

    Se é fã dos vinhos da Herdade Cortes de Cima, saiba que, a partir de agora, estão disponíveis online. Fazer chegar...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 2, 2020
  • Clementoni Portugal entrega brinquedos a crianças internadas no IPO Lisboa

    A Clementoni, empresa multinacional de brinquedos, acaba de doar brinquedos a todas as crianças que se encontram internadas no IPO Lisboa...

    LuxWOMANJunho 1, 2020
  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020

PUB