[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Peixe em Lisboa (e mais além)

Os sabores do mar estão de volta à capital e à vila da Ericeira

Dois festivais, duas estrelas idênticas procedentes das águas portuguesas. Em Lisboa, todo o peixe é rei. Na Ericeira, é o ouriço-do-mar quem ostenta a coroa real. Aceita mergulhar na corte aquática?

Peixe em Lisboa

Já vai na nona edição e continua a atrair milhares de pessoas ao Pátio da Galé. O Peixe em Lisboa regressa à capital com novos restaurantes, chefs de renome – muitos deles detentores de estrelas Michelin – e propostas irreverentes de fazer crescer água na boca, como os raviolis de pepino, camarão fumados e caviar de arenque (do Arola), as chamuças de peixe com chutney de banana-maçã (da Ibo Marisqueira), as vieiras marinadas com abacate (de José Avillez) ou o quinoto do mar (de Kiko Martins).

Para aqueles que quiserem navegar por outras marés há um mercado gourmet, com vinhos, azeites, bombons, doçaria tradicional, queijos e enchidos, e ainda as provas de pastelaria ADN Pasteleiro (dias 8 e 9) e a já habitual O Melhor Pastel de Nata (dia 13). A pensar nos notívagos, a organização decidiu prolongar o horário do evento nas noites de sexta e sábado. E já neste domingo há uma atuação de fado.

Horário: das 12h às 20h; sextas e sábados até às 02h. Entrada: €15 por pessoa; gratuita para crianças até aos 12 anos.

Festival do Ouriço-do-mar

Na Ericeira, os ouriços saltam do mar para as mesas dos 12 restaurantes locais que integram o festival gastronómico dedicado a esta espécie marinha. Considerado uma iguaria lá fora, o ouriço-do-mar é ainda pouco consumido em Portugal. Muitos desconhecem o seu sabor natural e desvalorizam a sua versatilidade na cozinha. Com ele fazem-se risotos, sopas, sushi e até sobremesas. Tentada a provar?

Imagem de destaque: Peixe em Lisboa.

Veja mais em Lifestyle

PUB