[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dê o seu toque aos martelinhos de São João!

Ainda faltam três meses para poder divertir-se com os típicos martelinhos de São João, no Porto, mas, enquanto as festividades não arrancam, saiba que tem razões para poder começar já a pensar nas festas populares.

Este ano, a Fundação da Juventude promove, com o apoio da Câmara do Porto e da Porto Lazer, bem como do Millenium BCP, a 5.ª edição do concurso Martelinhos de São João. Até 20 de maio, pode pôr a sua criatividade à prova e concorrer com até três das suas interpretações destes objetos essenciais à folia das festas da Invicta.

Serão 250 os martelinhos escolhidos para serem expostos no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto, de 10 a 16 de junho. Os dois vencedores escolhidos pelo júri ganham ainda um prémio monetário. O regulamento não prevê requisitos de idade, cidadania ou residência e permite ainda a candidatura coletiva, a par com a individual.

Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, explica que o concurso “visa estimular a participação criativa de todos os cidadãos na interpretação do tema da festa do São João do Porto, mantendo vivo um dos mais emblemáticos ícones das festas da cidade”. As propostas querem-se “inéditas e originais na interpretação do tema, refletindo a tradição, a gastronomia, os locais e as pessoas da cidade do Porto”.

O icónico martelinho foi criado em 1963 por Manuel Boaventura, um industrial do Porto. O que começou por ser um simples brinquedo de plástico, utilizado por um grupo de estudantes que queria um objeto ruidoso com que festejar a Queima das Fitas, transformou-se no símbolo dos festejos da cidade. Chegadas as festas são-joaninas, os estudantes voltaram a utilizar o brinquedo, dando início à tradição, hoje incontornável no Porto, de usar os martelinhos nesta altura do ano.

Veja mais em Lifestyle

PUB