[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres cientistas

O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, tem patente uma exposição fotográfica que homenageia as mulheres que fazem ciência em Portugal.

Maria Mota, investigadora na área da malária, Irene Pimentel, historiadora, e Teresa Summavielle, neurocientista, fazem parte da lista inicial de 20 ‘Mulheres na Ciência’.

Inicial porque ao longo de um ano vão juntar-se a estes retratos muitos mais de mulheres que fazem ciência e que vivem hoje tão apaixonadas pela investigação como quando começaram. Como é que o sabemos? Pela pequena frase que se junta a cada fotografia e que expressa o que é a ciência para cada uma delas. Perpétua Pinto-do-Ó, bióloga da regeneração, explica assim o seu interesse inicial pela ciência:

O que é que há dentro das bonecas? E do rádio? Como é que é possível falar ao telefone com pessoas distantes? As formigas pensam? Estes eram alguns dos meus sonhos de criança. Hoje continuo a sonhar acordada e tento trazer outros para dentro dos meus sonhos. Os meus sonhos chamam-se ciência.

Há mais frases que dão razão de ser à ciência de hoje. E uma realidade importante de referir: em Portugal, 46% dos investigadores são mulheres e esta é uma das percentagens mais altas de toda a Europa. Conheça todas as ‘Mulheres na Ciência’ nesta galeria:

Detalhes:

Pavilhão do Conhecimento

Alameda dos Oceanos – Parque das Nações, Lisboa.

Imagem de destaque: Joana Vaz Pais, economista, Maria Mota, bióloga e Raquel Seruca, oncobiologista.

Veja mais em Pessoas

PUB