[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Portuguesa entre as vencedoras do Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras 2025

Débora Andreia Campelo Campos foi a vencedora da categoria Liderança Feminina EIT

A Comissão Europeia anunciou, ontem, as vencedoras e as finalistas da 11.ª edição do Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras, uma iniciativa conjunta do Conselho Europeu de Inovação (CEI) e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Estas mulheres não só inspiram futuras gerações inovadoras, como também elevam a importância da diversidade e da igualdade de género na consolidação da competitividade na Europa.

Os meus sinceros parabéns às vencedoras do Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras 2025! Há 11 anos que celebramos mulheres excecionais, que impulsionam a inovação e o empreendedorismo por toda a Europa. As suas ideias arrojadas e a sua liderança, estão a quebrar barreiras e a inspirar gerações futuras. Espero que o sucesso destas mulheres encoraje mais mulheres, na Europa e além Europa, a apostarem na inovação e a assumirem um papel de liderança”, afirmou Ekaterina Zaharieva, Comissária Europeia para Startups, Investigação e Inovação.

Débora Andreia Campelo Campos, Fundadora e CEO da AgroGrin Tech, tendo desenvolvido um processo inovador e ecológico para transformar resíduos industriais de fruta em ingredientes alimentares funcionais, foi a vencedora da categoria Liderança Feminina EIT, destinada a membros excecionais da Comunidade do EIT. A portuguesa recebeu um prémio no valor de 50 mil euros, e as duas finalistas,  Olesja Bondarenko (Cofundadora e CEO da Nanordica Medical) e Elizabeth McGloughlin (Cofundadora e CEO da Tympany Medical), recebem, respectivamente, 30 mil e 20 mil.

A 11.ª edição do prémio destacou ainda as realizações notáveis das vencedoras e finalistas na categoria de Mulheres Inovadoras – destinada a todas as mulheres fundadoras e cofundadoras, pertencentes aos Estados-Membros da UE e a países associados ao Horizonte Europa – e Inovadoras em Ascensão – destinada a jovens inovadoras promissoras, com menos de 35 anos. Na primeira categoria a vencedora foi a espanhola Agnès Arbat, Cofundadora da Oxolife, e na segunda a francesa Camille Bouget, Cofundadora da Scienta Lab.

Veja mais em Pessoas

PUB