[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Quer evitar as birras de sono na noite de Natal? Conheça estas dicas

Temos 2 semanas de exceções pela frente. E muito embora as crianças até aos 3 anos não tenham ainda a maturidade suficiente para entender o que a expressão “exceção” significa, é, na maior parte dos casos inevitável.

As celebrações do Natal e a mudança para o novo ano prometem uma grande agitação, muita alegria e muita descontração em relação a horas e rotinas. Mas como é que se pode gerir esta situação em casa, por forma a tornar a vida mais fácil, boa e descansada durante estas noites tão especiais?

A Carolina Vale Quaresma, terapeuta familiar e Sleep Consultant (Consultora no Sono), traz-lhe algumas dicas que poderão ajudar a evitar as birras de sono:

  • Cumprir a rotina de deitar

“É certo que é Natal, mas se o bebé e criança precisam e mostram sinais de querer ir dormir, é importante considerarmos essa opção e permitirmos que ela possa viver a noite de Natal da melhor forma para ele próprio.

Em crianças até 1 ano e meio, mais ou menos, procurar criar condições para a criança poder ir dormir mais ou menos pela hora normal.

Levar o pijama, uma cama de viagem, por exemplo, se for em casa de um familiar, pode facilitar em muito a vida de todos em família. Os avós não vão gostar, porque “coitadinho” é noite de Natal, contudo, entender o que é o melhor para a criança e/ou bebé é sempre o melhor caminho.”

  • Relativizar

“Se não houver condições para dormir: tudo certo. RELATIVIZAR é muito importante nestas alturas. Compreender que muito provavelmente a criança vai estar mais rabugenta e sensível e que o dia seguinte também poderá estar mais irritadiça e a precisar de descansar mais.

O relativizar, entendendo a criança, é uma ajuda infalível na nossa gestão das birras de sono. Termos a consciência de que são dias diferentes do que o habitual e que com paciência tudo voltará ao normal.”

Para mais dicas e informações consulte o site da Carolina, em carolinavalequaresma.com, e as suas redes sociais (Instagram e Facebook).

Veja mais em Lifestyle

PUB