Agora que já sabe as regras para comer bem em agosto (e nos restantes meses do ano), está na altura de as pôr em prática.
Depois do lançamento do primeiro e-book, no verão de 2014, e de um segundo, no inverno do ano passado, o Holmes Place voltou a criar um livro de receitas saudáveis e nutritivas, desta vez com convidados especiais.
Cuca Roseta, Kelly Baron e o chef Henrique Sá Pessoa são três das 16 personalidades que aceitaram o desafio da cadeia de ginásios para partilhar as suas receitas favoritas. O resultado é um e-book repleto de ideias saudáveis para tornar o seu verão ainda mais delicioso, e ao qual pode aceder gratuitamente aqui.
Também a Oriflame, no âmbito do seu 30.º aniversário em Portugal, lançou recentemente ‘O Livro de Receitas Wellness’. Com mais de 100 páginas, o livro é uma compilação de 40 receitas idealizadas por Matthew Pohl, chef no Centro de Ciências da Vida de Igelosa, no sul da Suécia.
O livro encontra-se dividido em diversas secções, incluindo receitas ilustradas das três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) intercaladas com dicas de nutrição e de confeção dos alimentos, e também está disponível para download gratuito aqui.
Das muitas opções de receitas saudáveis, destacamos seis, fáceis de confecionar, saborosas e nutricionalmente ricas. Já não terá desculpa para não comer bem no verão e no ano inteiro. Experimente!
Porridge
Ingredientes:
65 g de aveia cozida ou outro cereal cozido
100 ml de água
30 g de morangos cortados às rodelas, ou outro fruto vermelho da época
Preparação: Num tachinho, coloque a aveia e a água a ferver e deixe cozer em lume brando, até que toda a água tenha sido absorvida, durante cerca de 5-7 minutos. Sirva com os frutos vermelhos. Para acrescentar mais sabor e texturas, pode adicionar frutos secos, sementes e especiarias, como cardamomo e canela. Esta receita rende 1 porção.
e-book Oriflame
Mojitos de Framboesa e Erva Príncipe (receita do chef Henrique Sá Pessoa)
Ingredientes:
250 ml de água
250 g de açúcar
250 g de framboesas
6 vagens de erva príncipe
1 rama de hortelã
2 limas cortadas em quartos
75 ml de sumo de lima
75 ml de sumo de limão
100 ml de xarope de framboesa
Gelo picado
Preparação: Ferva num tacho a água e o açúcar, até este último se dissolver. Retire do lume, junte as framboesas, algumas folhas de hortelã e as vagens de erva príncipe. Deixe em infusão durante um dia. Depois, num shaker, esmague as limas com a hortelã, e adicione o sumo de lima, o sumo de limão e o xarope de framboesa. Cubra com gelo e envolva bem. Sirva num copo alto, e adicione framboesas e mais folhas de hortelã. Esta receita rende 4 a 6 cocktails.
e-book Holmes Place
Salada de Arroz Integral e Couve Chinesa
Ingredientes:
300 g de arroz integral cozido
100 g de ervilhas
2 talos de aipo, finamente cortado
1 pimento vermelho, cortado
4 cebolas, finamente cortadas
50 g de tâmaras cortadas aos pedaços
1 c. de chá gengibre ralado
1 cabeça de couve chinesa ou 100 g de espinafres, cortados e lavados
Preparação: Misture o arroz integral, as ervilhas, o aipo, o pimento vermelho, as tâmaras, as cebolas e o gengibre. Sirva sobre uma cama de couve chinesa. Tempere a seu gosto, com sumo de limão e ervas aromáticas. Esta receita rende 4 porções.
e-book Oriflame