[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

River Lounge: menu de outono

O espírito de outono está a ser contrariado com as temperaturas altas que se fazem sentir esta semana, mas os dias frios dos últimos tempos trouxeram um benefício àqueles que vivem de acordo com as estações do ano: os produtos típicos do outono, em particular os cogumelos, já estão disponíveis no mercado.

É por isso que o chef Frederic Breitenbucher já pode apresentar esta semana, em que a nova estação entra no calendário (hoje, dia 23), o menu de outono, com castanhas, marmelos, peras e figos, que acompanham divinamente peixes do final de verão e a caça, com faisão e codorniz em destaque. Ah! E com os cogumelos, claro!

Na verdade, o dia da apresentação à imprensa, a 17 de setembro, foi perfeito. Estava fresco, havia rajadas fortes de vento e, uma vez chegados ao restaurante River Lounge, do hotel Myriad, podíamos ver o Tejo agitado lá fora. No calor da sala, provámos alguns pratos da nova carta, entre sabores exóticos e outros mais reconfortantes, que incluem: atum marinado, abacate e manga com vinagrete de lima e gengibre, gel de maçã verde; pregado salteado, cepes e consomé trufado, vitelotte e espargos verdes, jus de aves acidulado; perdiz recheada com foie gras assado, crumble de abóbora e castanha, marmelo e maçã confitada com kumquat e cardamomo; e flan de maracujá com bouquet cítrico, frutos aromatizados, especiarias e sorbet de manga.

Gostámos do jantar. Tivemos uma surpresa inicial, com os sabores ácidos da entrada a suplantarem o sabor carnudo e tendencialmente gordo habitual do atum, e uma sensação semelhante quando o ácido dos cítricos superou o doce do flan, à sobremesa, fechando com chave de ouro e fazendo um círculo perfeito. Pelo meio, houve sabores mais expectáveis mas em combinações irrepreensíveis: a perdiz liga divinamente com o crumble de abóbora, e o pregado com os cepes e o jus de aves acidulado.

O valor do menu de degustação é de €75 por pessoa, sem bebidas. Os pratos rondam, em média, os €25.

Destaque:

Myriad by Sana Hotels

Rua do Cais das Naus, Parque das Nações – Lisboa.

Imagem de destaque: flan de maracujá com bouquet cítrico, frutos aromatizados, especiarias e sorbet de manga.

Veja mais em R3dação

PUB