[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Será que os Portugueses estão a cozinhar bem o Bacalhau?

Os portugueses são os maiores consumidores de bacalhau no Mundo, mas, apesar do todo o conhecimento e tradição associados a este peixe, podem não estar a cozinhá-lo devidamente. A conclusão nasce de um estudo da GFK realizado para a Riberalves, que demonstra que uma percentagem significativa dos consumidores está a cozer o bacalhau em excesso, podendo, assim, prejudicar a sua experiência gastronómica.

Antes que seja tarde demais e antecipando o habitual pico de consumo associado à tradição natalícia, a Riberalves lança, já este mês, uma campanha de educação, que estender-se-á até ao final do ano, para a confeção e consumo de bacalhau nos pontos de venda, com a oferta de um íman, e nas redes sociais da marca.

Campanha nas redes sociais. Riberalves

Campanha nas redes sociais @bacalhau_riberalves.

 

“O que este estudo confirma é que existe uma forte tendência para se cozinhar o bacalhau demasiado tempo. É o que acontece com pelo menos 35% dos consumidores. A cozedura demorada potência o risco de tornar o bacalhau mais seco e fibroso, prejudicando ainda o sabor, porque a confeção excessiva retira-lhe a gordura entre lascas”, enquadra Ricardo Alves, Administrador-Delegado da Riberalves.

 

Portanto, para conseguir um bacalhau suculento e saboroso, precisa de saber que o ponto de cozedura pode variar ligeiramente, consoante o gosto, o tipo de equipamento ou, até, a espessura das postas. Mas, na sequência do desenvolvimento do processo do Bacalhau Pronto a Cozinhar, a Riberalves comprovou a forma fácil e rápida de obter o melhor bacalhau cozido, mesmo colocando-o a cozer ainda congelado: bastam 10 minutos após a água levantar fervura.

 

“O bacalhau é considerado cozido quando o seu centro térmico atinge os 65 graus, mas como nem toda a gente tem um termómetro de cozinha em casa, temos então a referência dos 10 minutos. Para o bacalhau assado no forno, a indicação é de 25 minutos, com o forno a 180 graus, considerando neste caso a descongelação prévia na totalidade, já que o tipo de receita, naturalmente, não permite fazer a descongelação em plena confeção”, diz-nos Ricardo Alves.

 

Ricardo Alves, Administrador-Delegado da Riberalves. Riberalves

Ricardo Alves, Administrador-Delegado da Riberalves. Riberalves

É, ainda, possível saber, neste estudo, que o Bacalhau à Brás, o Bacalhau Cozido e o Bacalhau com Grão são os três pratos mais consumidos em casa pelos portugueses. Mas há quem tenha dificuldade em confecioná-los e que considere esta proteína complexa de cozinhar. Marilina Louro, Marketing Manager da Riberalves, diz que esses são argumentos que podem ser desmistificados e que um dos focos da campanha é apresentar um “novo mundo de receitas práticas e convenientes“.

Veja mais em Lifestyle

PUB