As estrias são algo com que todas as mulheres, ou quase todas, têm de lidar. Apesar de conseguirmos viver com elas, preferíamos não as ter. Por isso, pedimos à BodyConcept se podia partilhar connosco como tratar ou, até, prevenir.
Tratamento
Comecemos pelos tratamentos, a BodyConcept apresenta-nos um: a microdermoabrasão.
A microdermoabrasão é um tratamento que promove a regeneração da pele a partir da revitalização da sua camada mais superficial. Através da utilização de pequenos e finos cristais, este tratamento realiza uma esfoliação mecânica capaz de remover a camada externa da pele, composta por células mortas.
A remoção da camada córnea da pele possibilita a sua regeneração, com o surgimento de novas células capazes de reestruturar a textura da pele e conceder-lhe uma aparência mais saudável e jovem.
Esta técnica, não invasiva, além de eliminar as impurezas que, ao longo do tempo, se fixam na superfície da pele, demonstra uma elevada eficácia no tratamento de estrias.
E para prevenir?
Para além do tratamento, sabia que o colagénio contribui para manter uma pele firme e elástica, evitando o aparecimento de estrias e melhorando a aparência da pele, ajudando também a retardar o processo de envelhecimento da derme?
Foto de Cup of Couple no Pexels
Pois é, a BodyConcept sugere 8 alimentos que deve consumir para evitar as estrias e a consequente flacidez da pele:
- Laranja – A laranja é rica em vitamina C, um dos melhores aliados para a síntese do colagénio, proteína responsável por dar estrutura, firmeza e melhorar a elasticidade da pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
- Alho – O alho é um alimento rico em enxofre, mineral essencial para a produção de colagénio. O seu consumo ajuda a manter a pele firme e elástica, e a sintetizar a queratina, proteína que ajuda a evitar perdas desnecessárias de água da pele.
- Batata Doce – A presença da vitamina A, na batata-doce, ajuda a evitar as estrias por participar na formação de novas células na pele. É também rica em antioxidantes que ajudam a expulsar as toxinas acumuladas no organismo.
- Tomate – O tomate, para além de ser rico em vitaminas A e C, possui ainda a ação antioxidante da vitamina E que ajuda a manter a derme bonita e livre de marcas. O licopeno, pigmento responsável pela cor vermelha do tomate, também ajuda a neutralizar os radicais livres que atacam as células saudáveis do organismo.
- Banana – A banana é rica em zinco que, como a vitamina C, também ajuda a diminuir o risco de estrias por participar na formação do colagénio. Além disso, o manganês também auxilia na produção do colagénio e no fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose.
- Cenoura – A cenoura ajuda na formação de novas células por ter vitamina A na sua composição e vitamina C, que auxilia na síntese do colagénio. Por ser muito rica em água também ajuda a hidratar o corpo.
- Feijão – O feijão é fonte de ferro, potássio e proteínas, mas também em zinco, um mineral que age na síntese do colagénio. A cada 100 gramas consumidos, adquire-se 2,30 mg do nutriente.
- Sementes de melancia – Também muito ricas em zinco são as sementes de melancia, já que apresentam 10 mg de zinco para cada 100 gramas do alimento! Antes de as consumir, triture-as no liquidificador e utilize-as em preparações de bolos, pães, sopas ou caldos.