[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Terra à vista!

Embarcámos num veleiro para conhecer a prova The Tall Ship Races, que chega a Lisboa em julho.

Lisboa viu-nos partir e quase acenou, com aquele ar da sua graça. Lisboa viu-nos partir, mas estava ali, ao fundo, de uma perspetiva diferente. A convite da Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA), partimos numa miniviagem de barco à vela e percorremos a costa da Doca do Espanhol, em Alcântara, ao Cais do Sodré.

Apesar de curta, a experiência foi inesquecível! A ideia era embarcar num grande veleiro e participar em todas as atividades que tornam possível a sua navegação. A minha tarefa foi segurar numa das cordas que prendem a vela e ajudar a soltá-la. Foi fácil… “Não está vento!”, referiu um dos organizadores. Se o vento nos tivesse acompanhado nesta experiência, a dificuldade era maior, mas, ao mesmo tempo, teria sido mais desafiante.

A APORVELA é coorganizadora da prova The Tall Ship Races Lisboa 2016, um evento que decorrerá entre os dias 22 e 25 de julho, na capital, e que reunirá mais de 50 grandes veleiros de todo o mundo, 3500 jovens tripulantes de várias nacionalidades e cerca de um milhão de visitantes.

Lisboa volta, este ano, a fazer parte da escala da The Tall Ships Races, recebendo os maiores veleiros do mundo e outras embarcações à vela no Terminal de Cruzeiros entre Santa Apolónia e o Terreiro no Paço.

Com rotas entre vários países europeus, este ano a The Tall Ships Races 2016 começa em Antuérpia, na Bélgica, e vai passar por mais três cidades: Corunha, Lisboa e Cádis. Colocar o País na rota da economia do mar, do crescimento azul e do desenvolvimento inteligente, sustentado e inclusivo é um dos objetivos da organização do evento.

A The Tall Ships Races Lisboa 2016 tem como coorganizadores a APORVELA, a Câmara Municipal de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa e o Lisbon Cruise Terminals. Na sequência deste evento, todos os anos, a APORVELA faz embarcar jovens portugueses a partir dos 15 anos a bordo dos grandes veleiros que participam. Não é necessário ter experiência de mar, basta vontade de abraçar um novo desafio e coragem Q.B (Informações e aqui)

Apesar de não ser grande fã de andar de barco, cheguei a terra firme com uma sensação muito boa. Pelas conversas com os organizadores destas experiências (a ideia de embarcar os jovens nos veleiros é fomentar neles o espírito de aventura e permitir-lhes ter uma experiência diferente, em que o telemóvel passa para segundo plano), percebi que existe algo de muito enriquecedor numa viagem de barco: cultivam-se conversas, lançam-se desafios, ri-se, mas também se chora… No fundo, mergulha-se na grande essência do ser humano e viaja-se até algo mais profundo, em que o oceano serve apenas de cenário.

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB