[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Um festival solidário

Não só é um dos festivais mais procurados do ano pela qualidade inquestionável do cartaz, como é também um festival cheio de boa vontade! Não sabe do que falamos? Do ‘Nos Alive’ (antigo Optimus Alive).

O Nos Alive e o Instituto Gulbenkian de Ciência vão financiar duas bolsas de investigação para projetos nas áreas da Biodiversidade, da Genética e da Conservação, destinadas a recém-licenciados que pretendam iniciar um percurso na ciência.

A primeira, relacionada com Biodiversidade, Genética de Populações e Conservação, pretende estudar o efeito que a perda de habitat e fragmentação das florestas exerce nos lémures e outros vertebrados ameaçados de Madagáscar. Neste âmbito, o bolseiro “poderá realizar trabalho de campo em Madagáscar ou trabalho computacional em França”.

A segunda incide sobre um projeto na área de Genética e Evolução que procura investigar se existe um elo direto de ligação entre o sistema imunitário e a longevidade dos organismos, utilizando para tal, como modelo, a mosca da fruta. Este projeto decorrerá em colaboração com um laboratório na Suíça.

Ambos os projetos têm duração máxima de um ano. As candidaturas arrancam já hoje, 10 de julho, primeiro dia do festival, e estão abertas até 15 de setembro deste ano.

A parceria Optimus Alive-IGC teve início em 2008. Desde então, já foram atribuídas oito bolsas de investigação.

Veja mais em Sociedade

PUB