[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Uma app que substitui a pílula?

Sim, numa junção entre ciência e tecnologia.

Designada Natural Cyles, a nova aplicação nasceu como alternativa à pílula. Da autoria da cientista sueca Elina Berglund, a inovação utiliza um algoritmo, recorrendo ao cruzamento de dados estatísticos e à temperatura corporal.

De acordo com um artigo publicado na revista norte-americana Wired, o projeto, que monitoriza a fertilidade, começou a ser desenvolvido quando a cientista, de 32 anos, trabalhava na CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

Mas afinal, como funciona? Através do algoritmo, concebido por Berglund, a aplicação móvel recorre à temperatura do corpo e ao cruzamento de dados estatísticos para dar informação sobre os ciclos mais férteis.

Registando, diariamente, a temperatura do corpo, a Natural Cyles consegue identificar os períodos de maior fertilidade. Posteriormente, exibe estas informações num calendário, onde os dias a verde correspondem à altura em que é mais seguro ter relações sexuais sem contraceção, e os dias a encarnado, em que a contraceção será necessária.

A aplicação é gratuita, com algumas funcionalidades pagas, e está disponível para os sistemas iOS e Android.

Veja mais em Sociedade

PUB