[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Viva mais e planeie menos com a Flappin’

O crescimento do setor do turismo e a falta de opções específicas para jovens deu oportunidade a Pol Clavell e mais três amigos de criarem uma plataforma que preenchesse essa lacuna e oferecesse uma vasta gama de opções para todos os gostos.  A Flappin’ pretende mostrar aos viajantes portugueses que é possível ‘viver mais e planear menos’. Formado em engenharia, gestão e marketing, o que lhe permitiu “ganhar experiência no mundo das startups com bases muito sólidas e diversas”, a LuxWoman esteve à conversa com o CEO & co-fundador da Flappin’.

Pol Clavell

Pol Clavell, CEO & co-fundador da Flappin’

Com o objetivo de proporcionar experiências inesquecíveis, de onde é que surgiu a ideia de criar a Flappin’?

A Flappin’ surgiu em 2021, em Barcelona, quando, após a pandemia, junto com três amigos, sentimos que o mercado das viagens parecia estar a perder algo. Faltava uma opção dedicada às gerações mais novas, capaz de satisfazer o desejo de adrenalina da Geração Z e dos Millennials. Essencialmente, faltava algo que incluísse um fator surpresa, uma solução para quem procura viajar mais e planear menos. Com isto em mente, e com uma pandemia que parecia já estar a terminar, aproveitámos a oportunidade e propusemo-nos a revolucionar a indústria do gifting experimental – ou seja, oferecer e aproveitar experiências em vez de presentes físicos.

A verdade é que nos deparamos, hoje, com um público que valoriza muito as experiências e que procura opções autênticas e acessíveis. Além disto, o crescimento do setor do turismo e a falta de opções específicas para jovens deu-nos a oportunidade de preencher esta lacuna e de oferecer uma vasta gama de opções para todos os gostos. Assim, através da digitalização e da criação de uma plataforma única, a Flappin’ surge para integrar viagens, escapadinhas pelo país e experiências gastronómicas, de aventura ou de relaxamento. O nosso princípio passa por garantir que todos os programas são totalmente organizados por nós, adaptados a cada cliente e apenas revelados dois dias antes do seu início, no caso das viagens, e duas horas no caso das experiências.

Porquê em Portugal?

Para mim, Portugal sempre se destacou pela presença de um espírito muito jovem, dinâmico e destemido. Não só pela proximidade, mas sobretudo por ser um país muito vibrante, vimos aqui uma oportunidade para promover este novo modo de viajar e de viver as experiências e não podíamos estar mais satisfeitos com esta escolha. Esperávamos uma boa recetividade por parte dos portugueses e temos vindo a comprovar que, de facto, esta vontade de aproveitar as experiências ao máximo sem preocupações é algo que fazia muita falta no mercado português.

Não há dúvidas de que Portugal é um país muito aberto a novas ideias e que aprecia novas experiências, e acho que a Flappin’ vem precisamente na altura certa para surpreender todos os que se aventurem a fazer esta viagem connosco. No entanto, sabemos que cada país tem as suas particularidades e, por isso, aquilo que procuramos com o tempo é ouvir muito bem os portugueses, saber o que querem e ir adaptando as nossas ofertas ao mercado. Nos próximos cinco anos, queremos posicionar-nos em Portugal como a principal empresa de viagens e experiências.

O que significa Flappin’?

Flappin’ é um estilo de vida, um movimento, uma maneira de viver experiências surpresa através do que realmente importa: o momento e com quem o partilhamos. O nome vem da ideia de nos libertarmos, tal como um pássaro se liberta com o bater da asa – flapping significa ‘bater as asas’, em inglês. Aludimos à liberdade, à ousadia e ao prazer do momento como leitmotiv, sob o conceito “viver mais, planear menos“.

Por isso, na Flappin’ entusiasmamo-nos com as surpresas, celebramos os bons momentos e preparamos as melhores experiências. É uma plataforma que trata de tudo para que qualquer pessoa possa desfrutar ou oferecer as melhores viagens, escapadinhas ou experiências, sem complicações ou dores de cabeça.

Como é que funciona a plataforma?

Na Flappin’ reduzimos o processo de escolha à sua mínima (e melhor) expressão. Trabalhamos com preços fixos e invariáveis e otimizamos constantemente a plataforma para que cada pessoa possa escolher a melhor opção no menor tempo possível. Cada surpresa é feita de raiz para garantir que é exatamente aquilo que o cliente espera ou, no caso, aquilo que não espera.

O processo é simples: basta entrar na plataforma – flappin.pt – e escolher a opção que procura, entre viagens, escapadinhas ou experiências, que vão desde programas de aventura, a experiências gastronómicas ou de relaxamento. Depois de escolher o tipo de programa desejado é apenas necessário selecionar o local de origem, o número de pessoas e os dias. O resto fica ao encargo da plataforma, que revelará o destino 48 horas antes, no caso das viagens, e duas horas antes do início das experiências.

Assim, garantimos que tudo fica tratado – desde os voos ao alojamento, no caso das viagens – e que não existem preocupações no planeamento.

O turismo e as viagens sempre lhe interessaram? Qual foi o seu percurso profissional?

Desde cedo que o meu objetivo foi aliar a criatividade ao mundo dos negócios através de soluções disruptivas para as necessidades das pessoas e do mercado. Tenho formação em engenharia, gestão e marketing, o que me permitiu ganhar experiência no mundo das startups com bases muito sólidas e diversas. Além disso, sempre tive um interesse muito grande pela área da tecnologia, que foi particularmente importante para entrar no setor do turismo com a plataforma da Flappin’.

Também o mundo do turismo sempre fez muito parte do meu percurso e interesses. Em 2018, antes de fundar a Flappin’, fui CMO – Chief Marketing Officer – da FlyKube, uma agência de viagens espanhola. Posteriormente, em 2020, optei por uma área um pouco diferente e fundei a Surprise My Cat, um serviço de subscrição para a entrega mensal de produtos para gatos que procura facilitar todo o processo para os donos.

Há dois anos, no final de 2021, junto com os meus outros três sócios – o Marc, o Ferran e o Sergi -, ex-fundadores de startups e igualmente apaixonados por viagens e experiências, fundámos a Flappin’. Hoje, mantemos o principal objetivo de elevar a empresa e o negócio para o próximo nível, tornando-a numa referência no mercado das viagens e experiências.

Veja mais em Lifestyle

PUB