[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Golden Days

O diário de um cão adotado com mais de 10 mil seguidores.

Foi há um ano que Neuza Teixeira e o companheiro, João Fernandes, resgataram do canil de Braga um cão rafeiro adulto, chamado Golden. Encantados com novo amigo de quatro patas, quiseram partilhar a vivência nas redes sociais.

O casal resolveu criar a página de Facebook ‘Golden Days’, um relato do quotidiano do novo membro da família, ao qual se referem como a “maior bênção” das suas vidas. Ali partilham desabafos, fotografias, vídeos e rubricas como ‘Encãotros’, ‘Cãominhadas’ e ‘Cãocursos’.

“Cãopanheiros com histórias como a minha, à procura de uma família como a tua.” É esta a frase que enceta a categoria ‘Não sou o único’, um outro espaço onde são divulgados animais abandonados que almejam um final feliz.

A ideia, que surgiu com o intuito de alertar a população para o resgate de animais abandonados e, simultaneamente, reprimir preconceitos como “os rafeiros não prestam”, superou as expectativas do casal, tornando-se um projeto com mais de dez mil seguidores, que já se expandiu também para o Instagram.

Recorde-se que, no passado dia 9 de junho, o Parlamento aprovou, por unanimidade, o fim do abate de animais errantes como maneira de controlar a população, o qual passa a ser permitido somente por motivos de “saúde ou comportamento”.

A nova lei dita ainda que o Estado, em colaboração com o movimento associativo e as organizações não-governamentais de ambiente e de proteção animal, dinamize, anualmente, campanhas contra o abandono.

Quando o decreto-lei entrar em vigor (o diploma tem um prazo de 30 dias para ser promulgado pelo Presidente da República, que concede um período de transição de dois anos para adaptação. Os canis têm depois seis meses para começar o processo de esterilização e o fim do abate só será concretizado em pleno em 2018), os centros municipais devem garantir que a morte do animal é “imediata, indolor e respeitando a dignidade do animal”.

A SOS BragAdopção (Braga), a associação que acolhia Golden, a União Zoófila (Lisboa), a Midas (Matosinhos), O Cantinho da Milu (Setúbal), a AMIAMA (Amadora), a Chão dos Bichos (Loures) e o Refúgio Animais Angels (Cartaxo) são algumas das associações em Portugal onde pode adotar animais.

Veja mais em Sociedade

PUB