[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

15 alimentos detox que deve ter sempre em casa

Provavelmente até já os tem todos e, se assim é, use e abuse deles. Comece por estas duas receitas.

Há um conjunto de alimentos que ajuda no processo de desintoxicação natural do organismo e que devemos ter à mão naqueles dias, semanas, meses em que o corpo ‘pede’ uma limpeza.

Uma das formas de os incorporarmos na nossa alimentação é através de sumos e sopas detox. A nutricionista Magda Roma explica à LuxWOMAN que, “nos dias de hoje estamos tão intoxicados, seja pelo tipo de alimentação que fazemos, pelo stress e sedentarismo, pela falta de ingestão de líquidos e de alimentos ricos em nutrientes necessários, que é quase imprescindível não contemplar estes sumos no nosso novo estilo de vida”.

Os benefícios dos sumos e sopas detox passam por “nutrir o nosso corpo com vitaminas, minerais, fitonutrientes, suprimir algumas das nossas necessidades nutricionais, bem como fornecer compostos que auxiliam a limpeza, depuração e desintoxicação do organismo”, acrescenta a responsável.

Qual a melhor altura do dia para ingerir um destes ‘shots’ de vitaminas? De acordo com Magda Roma, “a melhor hora é de manhã, para iniciarmos o nosso dia com o máximo de componentes nutricionais funcionais”.

O ideal será beber um a dois sumos detox por dia só até ao início da tarde. “Os sumos são feitos essencialmente com vegetais, legumes e fruta, sendo que esta última é rica em frutose, um açúcar de rápida absorção, logo ingerir estes sumos de manhã ou a meio do dia é interessante para que este tipo de açúcar seja rapidamente consumido pelas nossas atividades normais diárias”, revela a nutricionista.

Questionada como deverá ser o resto da alimentação no dia a dia quando se está numa ‘semana detox’, Magda responde que se deve “optar por vegetais e legumes o mais frescos, biológicos e crus possíveis”. Além disso, “deverão ser ainda consumidos frutos secos, ricos em ómega 3, um potente anti-inflamatório” e “usar curcuma e pimenta preta ou caiena para ativar a circulação sanguínea e acelerar o processo de desintoxicação”. Não esquecer ainda de “ingerir líquidos e infusões drenantes, como o dente-de-leão e barba de milho, e evitar consumir produtos de origem animal.”

Uma das dicas que Magda deixa para se ter em mente ao longo do ano, e não apenas nestas alturas de desintoxicação, é optar por produtos biológicos, devido “contaminantes agrotóxicos e químicos usados na agricultura e pecuária” e que são tóxicos para o nosso organismo. “É importante saber escolher e dar preferência ao biológico”, frisa.

Descubra na galeria 15 alimentos, bem como as várias formas de os ingerir, explicados pela nutricionista. E se tiver espinafres à mão, pode começar já com estas duas receitas ‘detox’, sugeridas pelos supermercados biológicos Brio.

Sumo de Ananás com Espinafres e Hortelã

Ingredientes:

– Metade de um ananás

– 1 mão de espinafres

– 2 folhinha de hortelã

– 250 ml de água

– 1 c. chá de sementes de linhaça moída

Modo de Preparação:

Descasque o ananás. De seguida, coloque os ingredientes no liquidificador. No final, decore com uma folha de hortelã.

Sopa ‘detox’ de Espinafre

Ingredientes (2 porções):

1 molho de espinafre

1 cebola

1 c. sopa de azeite extra virgem

2 c. sopa de linhaça dourada (pode ser a castanha)

1 c. sopa de castanha de caju torrada e sem sal

1 batata doce média

1 pitada de sal marinho

2 chávenas de chá de água

Preparação:

Lave os espinafres e separe somente as folhas (use o talo para outras receitas). Coloque a linhaça num recipiente e acrescente 5 colheres de sopa de água e reserve até formar o gel de linhaça (passado cerca de meia hora, já pode ser usada).

Coloque o azeite numa panela com a cebola cortada em fatias; depois de a cebola alourar, acrescente os espinafres, a batata doce descascada e cortada em rodelas. Junte as 2 chávenas de água e deixe cozinhar. Desligue quando a batata doce ficar macia.

Coloque no liquidificador o conteúdo da panela, o gel de linhaça que se formou e acrescente um pouco de água. Bata bem.

Coloque de novo a sopa na panela, acrescente um pouco de sal (pouco mesmo) e aqueça. Está pronta.

Veja mais em Lifestyle

PUB