[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Histórias que inspiram

1 de 2

São pessoas comuns, que vivem vidas igual à de todos nós, mas que ganham destaque pelo tamanho do seu coração. Conheça quatro histórias inspiradoras daqueles que optaram por ajudar quem precisa, só porque… sim!

Dominique Harrison-Bentzen

Quando a jovem inglesa se viu sem o cartão multibanco, nunca pensou que seria um sem-abrigo o primeiro a oferecer-lhe ajuda. Robbie ofereceu a Dominique três libras (perto de 3,80 euros) para que pudesse chegar a casa.

A estudante de arte na University of Central Lancashire, no Reino Unido, não aceitou o dinheiro e, sensibilizada pelo gesto, lançou uma campanha de angariação de fundos online para Robbie. Mais de 40 mil euros já foram doados.

Dominique percebeu, entretanto, que não era a primeira vez que Robbie tinha um gesto destes para com alguém. No dia seguinte, a jovem estudante decidiu procurá-lo e conversar um pouco com ele, percebendo que devolvera carteiras intocadas a transeuntes e que oferecera o seu cachecol a outras pessoas, para que se mantivessem quentes.

Robbie vive nas ruas da cidade inglesa de Preston há sete meses — e não consegue arranjar emprego por não ter uma morada. Na campanha de angariação de fundos online, divulgada nas redes sociais, nomeadamente o Facebook, e numa página da plataforma GoGetFund, Dominique pediu 30 mil libras (perto de 38 mil euros), com o objetivo de “mudar a vida de Robbie”.

A ideia foi entregar a Robbie uma quantia suficiente para que ele consiga dar entrada para um apartamento. Três libras foi quanto pediu a cada pessoa, em homenagem à quantia que lhe fora oferecida.

A campanha acabou no dia 22 de dezembro. A página que a estudante universitária criou no Facebook já tem mais de 15 mil seguidores e o gesto de Robbie é notícia um pouco por todo o mundo. A propósito da luta contra a indiferença que os sem-abrigo sofrem, vale a pena ver a campanha da New York Rescue Mission, que já foi vista por quase dois milhões de pessoas no Youtube. Uma história com dois corações grandes!

Ariana Smith

Esta história mostra que, muitas vezes, são os mais pequenos que nos dão o exemplo. Ariana Smith, de apenas 3 anos, natural de Winterport, no estado do Maine, Estados Unidos, descobriu, recentemente, que há crianças que perdem o cabelo depois de adoecerem, e decidiu doar parte do seu para as fazer sorrir, sendo a primeira vez que o corta.

O pai, Josh Smith, partilhou a história na plataforma Impur, a qual se tornou viral, somando, em poucos dias, mais de 600 mil visualizações!

Josh Smith trabalha com uma instituição que angaria dinheiro para crianças através de eventos envolvendo videojogos, e foi um dos vídeos da associação que chamou a atenção da filha.

Ariana estava ao colo do pai quando viu outra menina pequena, sem cabelo, deitada numa cama de hospital e ligada a vários tubos. Josh e a mulher, Crystal, explicaram-lhe, então, que, por ficarem doentes, certas crianças têm de tomar medicamentos que as fazem perder o cabelo.

Ariana decidiu então: ‘Eu posso dar-lhes uma parte do meu.’ A mãe explicou-lhe que há organizações às quais podia doar o cabelo. Depois de pesquisarem em conjunto, optaram pela associação Locks of Love.

Uma semana depois, Ariana foi à cabeleireira da família, que cortou cerca de 25 centímetros do seu longo cabelo loiro, doados àquela instituição para a confeção de perucas. No fundo, Ariana apenas queria ajudar outra menina a sentir-se bonita.

1 de 2

Veja mais em Sociedade

PUB