[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A importância do sono: 4 factos a reter

2 de 2

3. Aposte no ambiente do seu quarto!

Cuidar do ambiente do quarto é uma das melhores formas de garantir uma noite de sono tranquila. O que é que pode fazer? “A pessoa deve sentir-se em segurança ou protegida. Deve ter o quarto a uma temperatura ideal de 18 ºC, sem ruído, escuro o suficiente (de forma a que a melatonina [a hormona que regula o sono] possa circular bem, favorecendo uma boa noite de sono) e todos os aparelhos no quarto devem estar desligados, como o telemóvel ou o computador – desligados da ficha e não em modo de stand-by, uma vez que devem ser desligados todos os sinais de luz, já que os ciclos circadianos [que regulam todos os ritmos do corpo humano, tendo influência direta sobre o sono] são particularmente sensíveis à luz”, refere o especialista.

Adotar rotinas de sono como, por exemplo, ler um livro ao deitar ou usufruir de uma massagem apaziguadora, é igualmente importante: “Aprendidos muito cedo, idealmente desde a infância, estes rituais de adormecimento são o garante de um bom sono no futuro.”

Uma refeição leve e saudável à noite e uma boa prática desportiva são igualmente fatores importantes para noites tranquilas, como explica François Duforez: “Ao contrário do que normalmente se pensa, apenas podemos dormir bem se tivermos tido uma despesa energética suficiente.” Acima de tudo, interessa a paz interior e o bem-estar ao deitar para que se possa desfrutar de tranquilidade no sono também.

4. Como é que se mede a qualidade de sono?

Existem vários métodos científicos e estudos validados a nível internacional que determinam a qualidade de sono. Um deles é o questionário Ford, um método que analisa o nível de stress da pessoa em questão e que o relaciona depois com o respetivo sono, como explica o especialista.

O questionário de Ford liga as problemáticas do stress e do sono, levantando questões como: ‘Há alguma reunião amanhã de manhã?’, ‘Aconteceu algum evento importante durante o dia que impeça a pessoa de dormir?’ Com este questionário podemos identificar as pessoas que têm uma fragilidade excessiva relativamente ao stress.”

Outro processo usado cientificamente é a medição da atividade muscular, a actimetria, através de um aparelho que é colocado na pessoa durante todo o dia e toda a noite durante a fase de estudo da sua qualidade de sono.

Texto elaborado em colaboração com François Duforez.

Imagem de destaque: © Unsplash.

2 de 2

Veja mais em Sociedade

PUB